Portal IFNMG - IFNMG-Campus Diamantina lança 1º Concurso de Redação; inscrições até 10 de maio Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG-Campus Diamantina lança 1º Concurso de Redação; inscrições até 10 de maio

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 17h21 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 08h08
imagem sem descrição.

Estudantes regularmente matriculados no IFNMG-Campus Diamantina poderão se inscrever no 1º Concurso de Redação realizado pelo Campus. A inscrição deve ser feita no setor de Protocolo do Campus Diamantina até às 21h do dia 10/05/2019. O tema da redação é “O dia que durou 21 anos”: visões sobre a Ditadura Militar brasileira, 1964-1985 e tem como objetivo promover a discussão e a reflexão acerca desse evento que marcou a história do país.

Para o diretor-geral do Campus Diamantina, Júnio Jáber, falar sobre o Regime Militar é importante e necessário dado o “recrudescimento de ideias totalitárias, que culminam, muitas das vezes, na exclusão de grupos minoritários”. Segundo Jaber, é preciso chamar as pessoas e convidá-las à reflexão de que a democracia só pode se consolidar e ser efetiva se ela tiver abertura para as diversidades.

“Tratar desse tema numa redação foi uma opção pedagógica. Não nos interessa se esse aluno vai defender o regime militar ou se vai fazer um ataque ao regime. O que nos interessa é que esse aluno se posicione. É óbvio que todos os professores envolvidos têm suas convicções ideológicas, mas nós respeitamos as convicções dos nossos alunos. Exercitar a escrita como forma argumentativa, buscando em fontes diversas é uma bela forma desse aluno exercitar o diálogo com ele mesmo e com outras pessoas que pensam próximo ou diferente dele. Dessa forma, esse aluno poderá fazer uma síntese do seu pensamento, não por meio do nosso ângulo, mas pela sua própria visão”, argumenta o diretor.

Um tema atual

A coordenadora do concurso, Kelly Eleutério, que é professora de História, aponta que o tema Ditadura Militar ganhou recentemente notoriedade em razão de vários depoimentos. Alguns deles reforçaram a necessidade de comemoração dos seus 55 anos; outros condenaram veementemente essa ideia. “Diante disso, queremos, então, dar voz a nossos alunos. Queremos ouvi-los. Assim, as redações nos permitirão mapear como os alunos do ensino médio da nossa instituição percebem aquele evento. Só se combate pré-conceitos com estudo, pesquisa, leitura, conhecimento e empatia. É o que nós esperamos ao propor o primeiro concurso de redação. Além de tudo isso, a Ditadura Militar desperta muita curiosidade nos estudantes, muitos deles já pediram a oferta dessa matéria. É preciso conhecer o nosso passado, aquilo que nos constitui, para compreender, sobretudo, o quanto ele ainda se faz presente”, analisa a professora.

Independentemente do tema, os organizadores ressaltam a importância do exercício da escrita comprometida e crítica. “Ao elaborar uma redação, o estudante exerce sua autonomia. Ele pesquisa, lê, reflete, elabora um texto e aprende, conhece”, afirma Kelly Eleutério.

Orientações sobre o concurso

O texto deve seguir as diretrizes do tipo dissertativo, deve ser inédito, individual, escrito à mão e conter no máximo 30 linhas, conforme o formulário disponível no Portal IFNMG. Os organizadores destacam que o texto deve refletir sobre a seguinte questão “O que a Ditadura nos ensinou?”.

A avaliação das redações vai levar em consideração os seguintes aspectos: domínio da norma-padrão da língua portuguesa; compreensão da proposta de redação; seleção e organização das informações; elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando a questão: “o que a Ditadura nos ensinou?”

Os critérios que a banca avaliadora vai analisar são a capacidade de argumentação, o aprofundamento teórico, a coerência textual e a adequação do texto às normas de pontuação e ortografia. O primeiro lugar vai ganhar um moletom, um pendrive e uma agenda; o segundo lugar vai receber um pendrive e uma agenda; e o terceiro classificado vai ganhar uma agenda.

O resultado final do concurso será divulgado no dia 20/05/2019.

Clique aqui para acessar o formulário de escrita da redação e para saber mais informações