Portal IFNMG - Bloqueio de recursos inviabiliza continuidade de funcionamento do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Bloqueio de recursos inviabiliza continuidade de funcionamento do IFNMG

Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2019, 17h37 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 08h08

No dia 30 de abril, o Ministério da Educação bloqueou 30% do orçamento anual do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) previsto para 2019, um montante de mais de R$ 15 milhões de reais, o que prejudica diretamente o atendimento aos mais de 25 mil alunos do IFNMG nas regiões norte e nordeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Essa medida inviabiliza o pagamento de despesas básicas com o custeio da instituição, como água, energia elétrica, telefone, contratos de limpeza e segurança, combustível e manutenção de veículos. Outros importantes gastos, como auxílios aos estudantes, bolsas de pesquisa e extensão e viagens técnicas também serão revistos e correm o risco de serem cortados.

Com o bloqueio também fica impossibilitada a aquisição de mobiliários e equipamentos necessários para permitir o pleno funcionamento de espaços da instituição para atender às demandas da sociedade por formação profissional.

O IFNMG oferta dezenas de cursos técnicos, superiores, de especialização, de capacitação e mestrado para uma região que por muitos anos esteve carente de oportunidades de estudo e de formação profissional. O Instituto continua empenhado em sua missão de contribuir para transformação social por meio de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Bloqueios:

- Total dos bloqueios nos recursos de custeio: R$ 14.597.156,00