Portal IFNMG - Recomposição do Consup: Abertas inscrições de candidaturas para as eleições de novos integrantes e cadastro de representantes da sociedade civil Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 07h31 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 08h28

O IFNMG abriu o processo de recomposição do Conselho Superior (Consup), órgão máximo do IFNMG, para o mandato 2023-2025. Para as categorias cujos representantes serão escolhidos por via eleitoral - discentes, docentes e técnicos administrativos em educação, discentes egressos e Colégio de Dirigentes -, a inscrição das candidaturas e chapas iniciou às 18 horas dessa quinta-feira, dia 26/10, e segue dias as 16 horas do dia 01/11. O mesmo prazo vale para cadastro de representantes da sociedade civil para compor o Consup.

Poderão candidatar-se a representantes discentes no Consup todos os estudantes regularmente matriculados no IFNMG, em cursos presenciais ou a distância, de educação de jovens e adultos articulados com a educação profissional, de nível médio, de graduação e de pós-graduação que, na data prevista para posse, tenham idade mínima de 18 anos. Os candidatos deverão ter, no mínimo, dois anos a cumprir até a finalização do curso. Os candidatos deverão se inscrever em chapas, formadas por dois discentes, indicando-se o titular e o suplente. As inscrições serão feitas mediante preenchimento de requerimento online. (Para mais informações, consulte o Edital nº 644/2023.)

No caso de representantes docentes e técnicos administrativos, são elegíveis servidores ativos do quadro de pessoal permanente do IFNMG. Os candidatos deverão se inscrever em chapas, formadas por dois servidores do mesmo segmento, indicando o titular e o suplente, que devem estar lotados em unidades distintas no IFNMG. As inscrições deverão ser encaminhadas, via SEI. (Para mais informações, consulte o Edital nº 646/2023.)

São elegíveis todos os discentes egressos do IFNMG, desde que comprovada essa condição pela Comissão Eleitoral Central. As inscrições para representantes dessa categoria também serão feitas mediante preenchimento de requerimento online. (Para mais informações, consulte o Edital nº 647/2023.)

No caso da eleição de representantes do Colégio de Dirigentes no Consup, são elegíveis todos os membros do Colégio. Os candidatos deverão compor chapas, cada uma composta por um titular e um suplente. As inscrições deverão ser encaminhadas via SEI. (Para mais informações, consulte o Edital nº 651/2023.)

As candidaturas homologadas concorrerão pelo processo de votação a ser realizada, pelos pares, no dia 22 de novembro. Para a representação de docentes, técnico-administrativos, discentes e membros do Colégio de Dirigentes, serão eleitos quatro titulares e quatro suplentes de cada categoria. Para representar os discentes egressos, serão escolhidos dois titulares e dois suplentes.

Sociedade civil

O cadastro de entidades para compor a representação da sociedade civil no Consup do IFNMG deve ser feito mediante o preenchimento do formulário eletrônico. Poderão candidatar-se representantes de entidades patronais, de entidades de trabalhadores e de entidades pertencentes ao setor público e/ou empresas estatais, situadas em quaisquer dos municípios onde o IFNMG tenha campus ou campus avançado. A candidatura deverá ser feita em nome da instituição representada e indicar um membro titular e um suplente.

As entidades serão escolhidas pelo plenário do Consup do IFNMG, mediante voto direto dos conselheiros. Serão seis representantes e igual número de suplentes, sendo dois indicados por entidades patronais, dois indicados por entidades de trabalhadores e dois representantes do setor público e/ou empresas estatais. Caso não haja inscrições suficientes, o Conselho Superior decidirá as entidades da sociedade civil que preencherão as vagas faltantes. (Para mais informações, consulte o Edital nº 641/2021.)

Acesse os editais do processo de recomposição do Consup para 2023-2025