Portal IFNMG - Lançamento da Editora IFNMG apresenta a importância afetiva e memorial do Vale do Jequitinhonha por meio de objetos encontrados em casas abandonadas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2024, 10h44 | Última atualização em Quinta, 09 de Maio de 2024, 12h25

CATLOGO-FOTOGRTFICO.jpeg

O novo livro da Editora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) “Catálogo fotográfico - Objetos de Memória: a afetividade memorial do Vale do Jequitinhonha” está disponível para acesso em formato digital. A obra é dos professores do Campus Araçuaí, Ernani Calazans, que é mestre em Artes, e Lillian Gonçalves de Melo, doutora em Linguística.

O Catálogo está vinculado ao projeto “Tenho uma foto pra te contar” que vem sendo desenvolvido no campo da Extensão e da Pesquisa no Campus Araçuaí desde 2018. Segundo Ernani, a proposta é apresentar a importância memorialística, imagética e patrimonial através dos objetos de memória encontrados nas casas abandonadas pertencentes aos municípios de Araçuaí e Francisco Badaró, cidades do Vale do Jequitinhonha, região nordeste de Minas Gerais.

Tendo como tema principal fotografias e memórias, a publicação conta com três capítulos e teve como inspiração as fotografias que Ernani registrou sobre objetos e ambiências no médio Vale do Jequitinhonha, que tratam sobre memórias existenciais.

Na apresentação, os autores esclarecem que o objetivo é apresentar a relevância sociocultural e contribuir no resgate de memórias e de identidades dos povos dessa região. “O pressuposto sobre identidade imagética baseia-se na condição de abandono de objetos que incitam histórias existenciais e que merecem ser ouvidas e preservadas, pois são atravessadas de elementos pertencentes à cultura dos indivíduos dessa região”.

Para Lillian Gonçalves, no contexto hodierno da era digital, em que as informações fluem em um ritmo vertiginoso, em que as pessoas estão quase sempre conectadas, uma obra que aborda sobre as memórias incitadas por meio dos objetos é uma oportunidade para pensarmos na experiência humana em constante transformação e na pluralidade cultural existente. “O catálogo visou dar ênfase para os objetos guardados com muito apreço que representam memórias (individuais e coletivas) dos nossos bisavós, avós, pais, mães…enfim.. nossas memórias de momentos que muitos tiveram o privilégio de experienciar, principalmente, na infância”, diz Lillian.

No primeiro capítulo o leitor vai conhecer através de fotografias os ofícios tradicionais que sustentam economicamente muitas famílias no Vale e enriquecem sua identidade cultural. Cada ofício é uma expressão única de conhecimento acumulado ao longo de gerações, transmitido por meio de práticas, técnicas e tradições específicas. Além disso, os objetos utilitários criados por esses ofícios não são apenas produtos, mas também portadores de histórias e significados culturais profundos.

No capítulo 2 o foco dos autores são os registros e as memórias relacionadas à religiosidade desses povos que pertencem à região. A religiosidade pertence à cultura e identidade daquele povo, uma vez que, entre muitas, essa utiliza de simbologias significativas para seus ritos. A religião que tem forte expressão é a cristã católica.

Já no último capítulo, observa-se a relação  às memórias incitadas a partir de objetos que evocam ambiências, sejam elas individuais, coletivas e/ou familiares.

“O impacto desejado é que os leitores possam se identificar com o contexto e com as memórias nele trazidas como patrimônio a ser preservado. E que os outros Campi possam ver nesse material uma oportunidade a seguir, a usar em suas aulas de Arte e Literatura e produzir seus próprios catálogos fotográficos sobre suas regiões”, destacou Ernani.

O Catálogo fotográfico - Objetos de Memória: a afetividade memorial do Vale do Jequitinhonha está disponível no site da editora  no Portal IFNMG - Catálogo de Livros. Clique aqui para ter acesso à versão digital do livro.