Portal IFNMG - VI Porteirinha Tech Day recebe mais de 700 participantes nos quatro dias de evento Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 19h02 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 19h20

Nos dias 21 a 25 de novembro de 2022, ocorreu, no IFNMG - Campus Avançado Porteirinha, o VI Porteirinha TechDay, evento que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Porteirinha TechDay tem como objetivos promover a divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos; promover ações abrangentes de divulgação e socialização de conhecimentos científicos, não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas e escolares produzidos no âmbito dos cursos técnicos e de graduação do Campus, mas dos saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais; o evento pretende estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento em todas as camadas da sociedade, em especial as socialmente vulneráveis residentes em Porteirinha e nos municípios circunvizinhos; por fim, o TechDay possibilita aos participantes conhecer um pouco mais sobre as diversas áreas de interesse envolvendo ciência e tecnologia, bem como conhecer e promover os cursos ofertados pelo Campus.

O Porteirinha TechDay foi criado pelo IFNMG - Campus Avançado Porteirinha em 2017. Nesta edição, o Campus recebeu mais de 700 participantes, e teve como tema: "Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil". A partir dessa temática maior, o Campus Avançado Porteirinha elegeu a seguinte temática para:“Tecnologia, Agronegócio, Turismo local e regional”.

Alunos e servidores do IFNMG - Campus Avançando Porteirinha, além de servidores da Reitoria e convidados externos, como: a ACIPORT CDL, TecPort e alunos de outras escolas públicas do município, participaram de palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, minicursos e mostras de projetos desenvolvidos.

Nos dias 21 e 22 de novembro, ocorreram minicursos “Uso do Canva”, “Scratch” e “Planilhas de Excel” no Laboratório Móvel (carreta) do IFNMG.

Já no dia 23/11, foram realizadas a cerimônia de abertura, palestra, apresentação de projetos, minicursos na área da elétrica e de computação, como: “Power BI” e “Projeto de cabeamento estruturado e instalação de redes”, apresentações culturais e exposição de fotografias do Projeto “211 Leituras da Cidade”.

No dia 24/11, foram realizadas uma mesa redonda, minicursos no Laboratório Móvel e nos Laboratórios do Campus e uma palestra.

Já no dia 25, os alunos participaram de mesa redonda, assistiram apresentações culturais e participaram da Feira Empreender e Conectar, organizada pela Prefeitura de Porteirinha, na Praça Odilon Coelho, nesse momento, foram expostos e apresentados projetos e produtos construídos pelos discentes sob a orientação dos docentes.

O IFNMG - Campus Avançando Porteirinha agradece a participação dos palestrantes, dos alunos e de toda a comunidade no evento.

Acesse aqui para conferir fotos do evento: (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5647383641964069&type=3)

WhatsApp Image 2022 12 13 at 10.47.25

WhatsApp Image 2022 12 13 at 10.38.29