Portal IFNMG - Campus Salinas promove vacinação de cães contra doenças infecciosas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 08h46 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 07h55

 3

Ação de saúde preventiva foi viabilizada por meio de compensação ambiental da empresa Samarco

 

O IFNMG - Campus Salinas promoveu, no dia 31 de maio, a vacinação gratuita de cães de servidores e funcionários terceirizados da instituição. O imunizante aplicado foi a vacina múltipla (v8), que protege o animal contra cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose, parainfluenza e leptospirose, permitindo que os animais combatam mais eficientemente essas doenças caso sejam desafiados.

 A iniciativa, organizada e executada pelos médicos veterinários que compõem o quadro técnico do Campus, Aníbal Souza Felipe da Silva, Danilo Marcelo da Silva Pereira e Francisco José Calixto Júnior, foi realizada no Hospital Veterinário do IFNMG e contou com o apoio direto dos professores do curso de medicina veterinária Philipe Brito e Rodrigo Gredilha. 

Foram adquiridas 75 doses por meio do Projeto de Vacinação Canina da empresa Samarco, as quais foram distribuídas pela Ong Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda). A ação é uma das condicionantes previstas na Licença de Operação Corretiva (LOC) obtida pela empresa, para a retomada das suas atividades, após o desastre de Mariana/MG, em 2015. A ampliação do projeto para outros municípios e regiões atende a uma solicitação da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento de Minas Gerais, considerando a necessidade de melhorar a qualidade de vida da fauna também nessas localidades. 

O veterinário Dr. Aníbal Felipe, coordenador da ação pelo Campus Salinas, destaca a importância das entidades locais somarem esforços para a geração de resultados positivos à sociedade. “Essa é mais uma ação que vimos articulando no município visando a integração das ações acadêmicas do IFNMG com diversos outros atores sociais - públicos, privados e do terceiro setor. Nesta ação, mais especificamente, as ONGs Ajuda e Proteção Animal Salinas foram determinantes na aquisição das vacinas”, explicou.

 

1

 

5

 

4

 

2

Fim do conteúdo da página