Portal IFNMG - O curso de licenciatura em Pedagogia do IFNMG/ Campus Salinas é nota 4 na avaliação do MEC Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 16h50 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2022, 14h30

O curso de licenciatura em Pedagogia do campus Salinas é o primeiro curso da Área de Ciências Humanas do IFNMG, presencial e gratuito. O curso iniciou suas atividades no ano de 2019, sendo o segundo curso mais procurado na rede do IFNMG. Entre os dias 25 e 26 de setembro, passou pela avaliação de reconhecimento do MEC com nota 4.

O curso de Pedagogia campus Salinas se justifica pela necessidade primária de formar professores capazes e instrumentalizados teórica e metodologicamente para lidar com uma educação de caráter popular. Profissional engajado (a) em um trabalho educacional que priorize a qualidade social na qual ele (a) atua, saiba trabalhar com as diferenças e diversidades do ser humano, seja articulado (a) politicamente com os direitos humanos e saiba compreender a educação como um direito de todos. Entendemos a Educação Popular como um movimento que reconhece os saberes das classes populares, construindo de forma democrática e compartilhada o conhecimento. Isso significa retirar o conhecimento do pedestal reservado até então à elite e colocá-lo à disposição de todas, todes e todos.

Isso poderia ser apenas algo corriqueiro enraizado nos discursos de todo profissional da Educação. Mas, em tempos de barbárie, essas palavras são instrumentos de luta e demarcam nossa posição progressista em favor da Esperança e da Vida.

Em termos institucionais e simbólicos, os cursos de educação superior nos IF’s são equiparados aos das Universidades Federais. De tal forma, os IF’s devem nortear-se pelo compromisso com a formação humana e cidadã, sem perder de vista a qualificação para o trabalho. Defende-se que esse seja um trabalho humanizado, crítico e construtivo do ser humano e da sociedade; alinhado ao fomento da formação continuada, a partir do incentivo aos profissionais formados em seus espaços à manutenção do processo de aprendizado e reaprendizado.

A oferta do curso de Pedagogia pelo IFNMG Campus Salinas, além de atender aos preceitos legais que regem os IF’s, articula-se às transformações sociais e econômicas experimentadas pelo país, de maneira geral, e pela mesorregião Norte de Minas, em particular, que demandam um novo perfil de profissional, capaz de problematizar o contexto regional, estimular o diálogo e a participação dos estudantes/profissionais/cidadãos com vistas à mitigação dos problemas sociais. Ademais, atento à diversidade sociocultural presente nas mesorregiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha (parcialmente abrangida), propositor de ações que considerem e valorizem a cultura do “outro” – destaca-se, por exemplo, os diversos povos tradicionais cujos territórios estão localizados nessas regiões, geraizeiros, vazanteiros, “remanescentes” quilombolas, indígenas, dentre outros. Enfim, trata-se da formação de profissionais cujas práticas pedagógicas tenham como uma das suas principais referências o desenvolvimento social em nível regional.

Considerando o exposto, percebemos que é uma obrigação fundamental e da maior importância que haja no IFNMG uma instância comprometida com a formação de professores na região, especialmente pedagogos, mas, não apenas isso, o compromisso é fazer com que essa instituição possa oferecer qualificação docente, formação continuada, pesquisa, ensino e extensão de qualidade e pública para uma região que não apenas merece, mas que, angustiadamente, precisa. E reafirmamos que o IFNMG, Campus Salinas-MG, é a instituição que tem potencial e capacidade de atender a essa demanda pública, social e de direito – reprimida - das pessoas do campo e da cidade, que hoje vivem e sobrevivem no norte de Minas Gerais.

A Coordenação do curso agradece a todos os envolvidos, professores, técnicos, direção de ensino, coordenadora do ensino Superior, Direção Geral, acadêmicos e, todos, que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do curso.

Confira abaixo alguns registros:

imagem 1.jpg

Aula inaugural da primeira turma 2019

imagem 2.jpg

2ª turma do curso de Licenciatura de 2020

imagem 3.jpg

Atividade de contação de história na brinquedoteca

imagem 5.jpg

imagem 6.jpg