Portal IFNMG - Semana do Meio Ambiente do Campus Salinas aposta em ações educativas e de preservação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sábado, 03 de Junho de 2023, 08h26 | Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 20h34

Comunidade acadêmica e externa foi beneficiada com palestras, doações de mudas nativas e entrega voluntária de animais silvestres

 

Alunos, servidores do IFNMG Campus Salinas e comunidade externa participaram, nos dias 30 e 31 de maio, das atividades alusivas ao Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente no dia 5 de junho. O evento teve como objetivo mobilizar a sociedade em torno de ações concretas que visam proteger o meio ambiente e promover um desenvolvimento sustentável, por meio de ações preventivas.

A Semana Mundial do Meio Ambiente do Campus Salinas contou com programação diversa. Entre elas, três palestras, ministradas em dois turnos por Gestores e Analistas Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), instituição co-realizadora do evento. Graduandos dos cursos de Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Técnico em Agropecuária, dentre outros, puderam aprender sobre o trabalho de fiscalização do órgão, a importância das áreas de preservação permanentes, os impactos socioambientais de empreendimentos potencialmente degradadores do meio ambiente e formas de compensação e mitigação. Outro assunto apresentado aos discentes foi o trabalho desenvolvido por profissionais que atuam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) e a importância da unidade para a promoção da conservação ambiental.

foto 1 ma

Palestra conduzida pelo engenheiro ambiental Victor Hugo, Gestor Ambiental da SEMAD/Regional Diamantina

Capacitação profissional

As palestras também serviram para preparar alguns alunos para atuarem como voluntários nas ações desenvolvidas. Durante os dois dias de evento, uma van da Semad ficou estacionada no Mercado Municipal de Salinas e recebeu animais silvestres não legalizados que estavam sendo criados em domicílios. Nove espécimes de pássaros nativos foram entregues de forma voluntária, sendo trinca-ferro (Saltator similis), azulão (Cyanoloxia brissonii), bico de pimenta (Saltator fuliginosus), baianinho (Sporophilla nigricollis), patativa (Sporophila leucoptera), tico-tico rei cinza (Lanio pileatus), sofrê (Icterus jamacaii), cardeal do nordeste (Paroaria dominicana) e um filhote de rolinha (espécie não identificada). Os animais passaram por avaliação veterinária e foram encaminhados para o Cetras de Montes Claros.

foto 2 ma

A graduanda Pâmela Oliveira C. Ribeiro, do 3º período de Medicina Veterinária, foi voluntária no recebimento de animais silvestres e conta que foi uma vivência e tanto observar a condição em que vivem animais silvestres domesticados. “A experiência foi muito importante porque eu não tenho contato [ainda] com a medicina veterinária de silvestres e eu sei que é isso que eu quero para a minha vida. A gente sabe que é errado o tráfico de animais silvestres, e que a enorme maioria vive em péssimas condições. E eu fico me perguntando como as pessoas conseguem prender um pássaro enorme, lindo, dentro de uma gaiola minúscula. É uma tristeza ver que esses animais tiveram que passar por isso. Mas é também uma felicidade muito grande saber que acabou e agora eles vão seguir [para a reabilitação] para tentar ser reintroduzidos na natureza”.

 

Ação comunitária

 foto semana meio ambiente

Outra ação importante da Semana Mundial de Meio Ambiente foi a doação à comunidade de mudas nativas, produzidas no viveiro do Campus Salinas. Nos dois dias de evento foram entregues à comunidade 220 mudas frutíferas e arbóreas, entre elas espécies como canafístula (Peltophorum dubium), aroeira (Myracrodruon urundeuva), goiaba (Psidium guajava), oiti (Licania tomentosa), dentre outras. A Prefeitura Municipal de Salinas cedeu também 80 mudas para doação.

A professora Marília Dutra Massad, coordenadora do curso de Engenharia Florestal do IFNMG Campus Salinas, dá detalhes da ação. “Os graduandos do curso participaram da entrega orientada de mudas florestais nativas à população no Mercado Municipal para o plantio no município, com a indicação de espécies de menor porte para as calçadas. As mudas de maior porte foram indicadas para o plantio nas chácaras e sítios que compõem o município. Foi uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem o trabalho dos profissionais que atuam nas diversas áreas da engenharia florestal, além do contato com a comunidade para esclarecimentos referentes à arborização urbana e rural”, avalia.

O estudante Felipe Nogueira de Souza, do 1° período de Engenharia Florestal, é natural de Bonito de Minas, cidade a 430 km de Salinas, que tem como bioma o cerrado, distinto do bioma da região salinense, onde predomina a mata atlântica. Ele atuou como voluntário na doação das mudas e revela que gostou bastante da experiência.  “Contribuiu muito, de várias maneiras, para a carreira profissional que almejo ter num futuro próximo. Primeiro porque tive contato direto com profissionais da área que atuam dentro da Semad, do IEF [Instituto Estadual de Florestas], e isso me ajudou a entender um pouco como funciona o sistema público de meio ambiente”.

Felipe também pontuou os novos aprendizados que obteve. “Pude aprender a identificar árvores que eu não tinha conhecimento, porque a minha especialidade é o cerrado. Apesar de ter trabalhado alguns anos como técnico de meio ambiente em uma empresa de consultoria ambiental, fazendo inventário florestal, não tenho experiência com o bioma daqui da região. Ainda me falta muito conhecimento, muita coisa para aprender. E essa Semana Mundial de Meio Ambiente do Campus foi, de certa forma, inovadora, e contribuiu muito para esse aprendizado que estou buscando”.

Para a engenheira agrônoma e Gestora Ambiental da SEMAD, Larissa Madureira Martins, que coordenou a participação do órgão no evento, o diálogo interinstitucional é fundamental no trabalho em prol do meio ambiente. "A fiscalização preventiva tem sido difundida e executada cada vez mais no Estado e a parceria com o IFNMG permitiu a mobilização e a sensibilização de públicos diversos da comunidade através da entrega voluntária e das doações de mudas. Já atuação na comunidade acadêmica foi trabalhada com foco nas palestras ministradas. Esse é o nosso intuito: atingir públicos diversos e levar informações que permitam a melhoria da qualidade ambiental".

Na avaliação do coordenador interno do evento, o médico veterinário Aníbal Souza Felipe da Silva (IFNMG/Salinas), o balanço foi positivo. “A pauta do meio ambiente deve ser permanente e norteadora da integração profissional e humana entre os diversos cursos que compõem a formação dos nossos alunos. Preservar o meio ambiente é agir politicamente no sentido de entender e se apoderar dos mecanismos políticos e institucionais, provocando o protagonismo em relação à defesa desse nosso importantíssimo Direito Coletivo. E com esse evento o Campus Salinas reafirma seu compromisso com a formação de excelência dos seus estudantes e o diálogo com a comunidade, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da nossa cidade e região. Agradecemos a participação ativa da comunidade acadêmica, em especial dos servidores da equipe organizadora, da população salinense, e dos nossos parceiros: SEMAD e Prefeitura Municipal de Salinas”.

Agradecemos a participação ativa da comunidade acadêmica, em especial dos servidores da equipe organizadora, da população salinense, e dos nossos parceiros: SEMAD, Prefeitura Municipal de Salinas, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Guarda Municipal de Salinas”


Colaboração: jornalista Fernanda Melo

Fim do conteúdo da página