Portal IFNMG - Visita do Projeto Astrovale (UFVJM) ao IFNMG Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 15h26 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 10h47

Visita do Projeto Astrovale (UFVJM) ao IFNMG Campus Salinas

Entre os dias 16 e 17 de junho o IFNMG Campus Salinas teve o prazer de receber a visita do grupo do projeto Astronomia nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (AstroVale), que possui entre seus objetivos a divulgação e democratização da astronomia na região.

O evento foi organizado pelo curso de Licenciatura em Física e é parte do projeto de extensão cadastrado junto à Unidade Curricular de Extensão (UCE) Astronomia I: "Desenvolvimento e Aplicação de Mini-Projetos de Astronomia e Cosmologia na Região de Salinas-MG", coordenado pelo Prof. Alisson Miranda em parceria com a Prof. Jéssica Batista. Dentre as várias atividades em desenvolvimento neste projeto do campus, busca-se estabelecer parcerias com profissionais de outras instituições para capacitação e realização de eventos em Salinas e região.

A visita e a parceria entre o IFNMG Campus Salinas e o AstroVale proporcionaram aos discentes, docentes e comunidade salinense uma oficina de astronomia e astrofotografia, ministrada pelo Prof. Eduardo de Jesus Oliveira (UFVJM), durante a noite do dia 16/06. No dia 17/06, pela manhã, o Prof. Olavo Cosme da Silva (UFVJM, coordenador do projeto AstroVale) ministrou uma palestra sobre Atendimento Astronômico Público, mostrando de forma prática como a Ciência e a Astronomia podem ser desenvolvidas fora dos muros das instituições de ensino, culminando com as observações astronômicas com telescópios e apresentações na Praça Moisés Ladeia, no centro de Salinas, com alvará concedido pela Prefeitura. O público local: adultos e crianças de todas as idades, puderam observar o planeta Vênus, Marte, o sistema estelar Alpha Centauri (o mais próximo do Sistema Solar, a cerca de 4,37 anos-luz do Sol) e o aglomerado conhecido como Caixinha de Jóias (NGC 4755), localizado na constelação do Cruzeiro do Sul, além de aprender sobre o Sistema Solar, noções de escala astronômica e sobre as características dos planetas que o compõe. As oficinas, palestra e apresentação pública contaram com a participação especial dos discentes Breno Siqueira, Gislaine Lima e Isabela Silva, todos da UFVJM e integrantes do projeto AstroVale.

Confira as fotos do evento e conheça mais sobre o Projeto AstroVale no Instagram: https://instagram.com/astrovaleufvjm?igshid=MzRlODBiNWFlZA

Equipe principal:

200Prof. Dr. Olavo Cosme da Silva é Pós-doutor em Física  pela UFMG (2009), doutor pela UFMG (2008), mestre pela mesma universidade (2004) e bacharel em Física também pela UFMG (2003), é Professor do Magistério Superior desde 2009 e Professor Associado desde 2017 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tem experiência nas áreas de Física da Matéria Condensada com ênfase em Óptica Quântica, Óptica Não Linear, Informação Quântica e Fundamentos de Mecânica Quântica. Durante o doutorado, participou ativamente da montagem de um dos laboratórios de pesquisas avançadas em Óptica Quântica da UFMG. Foi professor voluntário em cursos pré-vestibulares. Atualmente leciona na modalidade presencial e a distância, é o coordenador do projeto e fundador do Clube AstroVale - Astronomia nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando na Divulgação Científica com Palestras e Oficinas na Área da Astronomia. Atua, também, divulgando a Física de Instrumentos Musicais, é o Presidente do Clube de Xadrez UFVJM e o coordenador do projeto Jogos Mentais que desenvolve aprendizado utilizando Jogos de Lógica e de Desenvolvimento Mental, além disso, realiza estudos em Óptica Quântica e Computação Quântica na UFVJM.

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Strathclyde (2001), Glasgow. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí. Foi membro do quadro de orientadores do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (UFPB) entre 2001-2015, e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (em rede, UFRN) até 2015. Atualmente é membro orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFVJM. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Técnicas Hifenadas, Análise de Medicamentos e em Bioanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de medicamentos, atividade antioxidante de produtos naturais, LC-MS, flavonóides, HPLC, metabolismo e controle de qualidade. Foi membro da CATEF (Câmara Técnica de Fitoterápicos, ANVISA) entre 2007 e 2019, e participou da COMAFITO (Comissão de Atualização da Relação Nacional de Plantas Medicinais e Relação Nacional de Fitoterápicos) e elaborou monografias de plantas medicinais para o Ministério da Saúde. Atualmente faz parte do Comitê Técnico Temático (CTT) de Métodos Gerais e Capítulos da Farmacopeia Brasileira. É Revisor dos periódicos: Journal of Pharmacy and Pharmacology, Phytochemical Analysis, Journal of Food Composition and Analysis, Journal of the Brazilian Chemical Society, Química Nova, Revista Brasileira de Farmacognosia. Astrônomo amador, foi membro da Associação Paraibana de Astronomia onde auxiliou na elaboração de projeto para aquisição de telescópios robóticos para os Institutos Federais de Educação na Paraíba. Astrofotógrafo especializado em objetos de céu profundo, com imagens publicadas em periódicos especializados como Sky and Telescope. Foi um dos autores do livro Encontros Brasileiros de Astrofotografia (Vol1) e atualmente é membro do projeto Deep Image of Mergers (DIM) junto com a astrofísica brasileira Duilia Melo (Catholic University of Washington). O projeto DIM visa entender a dinâmica do processo de colisão entre galáxias através da obtenção de imagens profundas.

Confira as fotos:

8.8 10.10 7.7