Portal IFNMG - IFNMG realizará live "Literatura e Visibilidade Lésbica", no dia 17 de agosto, 19 horas, pelo Youtube Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 15h10 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 15h10

Live NEPGES

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGES) do IFNMG promoverá uma live em alusão ao Mês da Visibilidade Lésbica, com a temática: "Literatura e Visibilidade Lésbica", no dia 17 de agosto, às 19 horas, pelo canal do IFNMG no Youtube. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Para a live, foram convidadas as escritoras:

- Patrícia Lessa, graduada em Educação Física e em História, doutora em História e pós-doutora em Letras. Ela é autora dos livros: "Amor & Libertação em Maria Lacerda de Moura", publicado pela editora Entremares (2020); "O Resgate do Touro Vermelho", pela editora Luas (2021); e "Nise da Silveira" (coleção "Lute como uma garota", volume 1), publicado pela editora Appris (2023).

- Lívia Ferreira, conhecida também como Afrocaminhão. Ela tem 29 anos, é mineira e escreve histórias entre mulheres lésbicas pretas, publicadas na Amazon e nas Editoras Se liga Editorial e P.S: Sua escrita é pautada no afeto e a autora prioriza construir narrativas com finais felizes.

- Diedra Roiz, escritora, diretora teatral e pesquisadora, mestra em Literatura e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, na linha de pesquisa Crítica Feminista e Estudos de Gênero, pesquisando a obra da escritora paulistana Cassandra Rios. Começou a escrever literatura com protagonistas lésbicas em 2007, em sites da internet, e publicou seu primeiro livro, "O Livro secreto das mentiras e medos", em 2009. Tem 24 livros publicados, dentre eles a trilogia distópica "O suave tom do abismo" (2015-2018) e o romance "Porque hoje é o futuro passado" (2022). Participou das antologias "Dias felizes" (2022), "Antes que eu esqueça - 50 autoras lésbicas e bissexuais hoje" (2021), "Visíveis - I Anuário da Filipa Edições" (2020), "Elas e as letras - Diversas e Resistência" (2019), "Poesia gay brasileira" (2017), "Olhares diversos" (2008) e "[In]contadas - Aquelas que não podem falar dizendo o que não deve ser dito" (2017), da qual também foi uma das organizadoras. Budista (BSGI, Nam Myoho Renge Kyo), ela é carioca e reside em Florianópolis.

live também contará com a participação da presidente do NEPGES/IFNMG e bibliotecária do Campus Salinas, Sabrina Oliveira, e das intérpretes de Libras Fabrícia Lobo Pinto, Enivan Kelis e Fernanda Kérley Vieira Queiroz.

Serviço
Live: 
"Literatura e Visibilidade Lésbica"
Quando: 17 de agosto, quinta-feira, 19 horas
Ondecanal do IFNMG no Youtube
Fim do conteúdo da página