Portal IFNMG - Participação do IFNMG-Salinas no Agosto das Juventudes na Escola Estadual Leônidas Alves Riberio Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 10h50 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 10h50

Foto 01 Agosto da Juventude Rubelita

Na última quinta-feira, dia 24/08/2023, a Escola Estadual Leônidas Alves Ribeiro recebeu a visita dos professores Dr. Bergston Luan Santos e Dra. Jaciely Soares da Silva, juntamente com os acadêmicos do curso de Sistema de Informações Guilherme Gomes e Luis Santiago que trouxeram uma importante reflexão sobre cotas sociais e étnicas para os estudantes do ensino fundamental e médio. A atividade foi um momento importante e buscou deixar uma marca positiva na vida dos jovens, propondo uma reflexão sobre como a política de cotas e a ampliação das oportunidades de estudo podem estar articuladas aos horizontes de cada estudante que pensa e planeja seu projeto de vida.

Os professores Bergston e Jaciely tem especialidade no assunto e trouxeram uma abordagem objetiva e próxima da realidade do grupo de estudantes sobre a importância das cotas sociais e étnicas para a inclusão de grupos historicamente marginalizados na sociedade. Eles destacaram que as cotas são uma forma de reparação histórica e que, além de garantir o acesso à educação, também contribuem para a diversidade e a pluralidade nas instituições de ensino.

Durante a fala, dos acadêmicos Guilherme e Luis, os estudantes da escola Leônidas tiveram a oportunidade de refletir sobre seus projetos de vida e como as cotas podem ser uma ferramenta importante para alcançar seus objetivos. Os acadêmicos destacaram que as cotas não são um privilégio, mas sim uma forma de garantir a igualdade de oportunidades para todos.

Os estudantes da escola Leônidas demonstraram sensibilidade ao tema das cotas e participaram da palestra, houve abertura para fazerem perguntas e compartilhar suas próprias experiências. Os professores afirmaram que a atividade buscou criar um diálogo com os estudantes para que eles se identificassem com as histórias contadas pelos professores e se sentissem motivados a lutar pelos seus sonhos e por mais oportunidades na Educação.

Ao final da palestra, os estudantes aplaudiram os convidados e o diretor da escola o professor Weliton Loiola agradeceu a participação e ressaltou que a atividade foi uma oportunidade valiosa para aprendizagem do grupo de estudantes sobre um assunto tão importante e relevante para suas vidas, ainda observou que a visita foi um sucesso e deixou uma marca positiva na escola e na vida dos estudantes.

Foto 02 Agosto da Juventude Rubelita

Foto 03 Agosto da Juventude Rubelita