Portal IFNMG - Equipe do projeto “Portfólio de Oportunidades” se reúne com comunidade rural de Rio Pardo de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 09h30 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 15h31

Portfolio de Oportunidades Visita Tecnica Comunidade Serra Nova nov2023 foto07

O IFNMG Campus Salinas se fez presente no município de Rio Pardo de Minas, por meio do projeto de extensão Portfólio de Oportunidades. A visita técnica, realizada nos dias 25 e 26 de novembro junto à comunidade rural do distrito de Serra Nova, teve como objetivo levantar situações-problema vivenciadas pelos moradores, com vistas a propor soluções tecnológicas advindas das áreas de extensão, pesquisa e ensino. Situado a cerca de 100 km de Salinas, Rio Pardo de Minas registra, de acordo com o Censo Demográfico 2022, aproximadamente 28 mil habitantes, estando a maior parte situada na zona rural.

A comitiva do IFNMG-Salinas foi integrada pelo coordenador do projeto, o médico veterinário Dr. Aníbal Souza Felipe da Silva, por seis estudantes do curso de Medicina Veterinária, entre bolsistas e voluntários, e pelo professor Dr. Eduardo Garrido.

A comunidade recebeu a equipe do Portfólio de Oportunidades durante reunião mensal da Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural e do Turismo de Serra Nova. Entre as principais demandas apontadas pelos moradores destacam-se a precariedade do saneamento básico relacionado à coleta e tratamento de esgoto e dos resíduos sólidos, estudo de viabilidade para a construção de um parque onde atualmente funciona o lixão da cidade, e ainda a necessidade de manejo e controle populacional de cães e gatos.

O presidente da Associação, Uilson Gonçalves dos Santos, celebrou a presença do Instituto Federal na comunidade e demonstrou entusiasmo com os potenciais benefícios gerados pelo projeto. “Precisamos de parcerias para conseguirmos melhorar a associação e nossa comunidade. Aqui é um lugar isolado, o povo não tem muito conhecimento, por exemplo, de estudo, pesquisas… E o pessoal do Instituto vindo até aqui conversar, facilita demais para nós, porque é difícil nos deslocarmos até Salinas. Tudo isso ajuda a desenvolver a comunidade”, avaliou.

Diálogos territoriais

A visita do IFNMG-Salinas ao distrito também foi uma oportunidade de fortalecer o diálogo e apoiar o Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, unidade de conservação (UC) de proteção integral criada em outubro de 2003 e administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Para a gerente da Unidade, Grazielly dos Santos Costa, a aproximação entre o Parque e o Instituto Federal representa uma significativa contribuição para o desenvolvimento sustentável do território. “Eu fico muito feliz com a aproximação de uma organização como o Instituto Federal, porque educação é um bem. Aproveito para colocar as portas do Parque Estadual Serra Nova abertas sempre que precisarem, não só nesse projeto, mas de outros que virão”.

A gestora completou elencando questões ambientais emergenciais a serem enfrentadas. “Temos um desafio muito grande na gestão do Parque, que tem cerca de 50 mil hectares, abrange cinco municípios, sendo a sede em Rio Pardo de Minas. Depois da pandemia cresceu muito o movimento por aqui. A chegada do uso público [da Unidade de Conservação] e, consequentemente, do turismo na região, é uma preocupação grande para nós em função da ocupação desordenada que tem ocorrido. E junto disso vem problemáticas como o lixo, a destinação incorreta do esgoto, o aumento da procura pelo uso da água no território [por moradores e empreendedores]. E por isso é muito bom receber vocês [do IFNMG] para ajudar a comunidade a se organizar”, declarou a gestora.

Próximas etapas

Após a visita à comunidade de Serra Nova, a equipe do projeto se dedicará a organizar o relatório com as principais situações-problema indicadas. Na sequência, o documento será disponibilizado para consulta à comunidade acadêmica e egressos do IFNMG para formação de um Banco Intelectual Voluntário, no qual o projeto buscará apoio para a busca de soluções, por meio da formação de Grupos de Soluções Tecnológicas.

O Projeto de Extensão “Portfólio de Oportunidades” é uma demanda induzida da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e tem apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão para Discentes (PIBED) do IFNMG.

Leia mais!

Servidores e estudantes visitam aldeia no Vale do Jequitinhonha para levantar situações-problema e, posteriormente, buscar soluções

Colaboração (texto/fotos): jornalista Fernanda Melo

Portfolio de Oportunidades Visita Tecnica Comunidade Serra Nova nov2023 foto07      Portfolio de Oportunidades Visita Tecnica Comunidade Serra Nova nov2023 foto06