Portal IFNMG - Apresentação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Centro de Referência em Formação e Educação a Distância

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2016, 15h40 | Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2023, 14h41

O IFNMG iniciou com a oferta de carga horária a distância em cursos presenciais em 2008, com o início do Curso de Especialização Lato Sensu de profissionais do ensino público para atuação na Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O primeiro passo rumo à institucionalização da educação a distância no IFNMG foi a inserção dessa modalidade no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2009-2013) como meta institucional, com o objetivo de “atender a uma crescente democratização do ensino, criando possibilidades de acesso e escolarização a um contingente de pessoas que não têm ou não teriam condições de frequentar a educação escolar totalmente presencial” (PDI 2009-2013, p. 101).

Em 2010, foi aprovado pelo Conselho Superior, por meio da Resolução CS nº 04/2010, o Projeto de Educação a Distância do IFNMG que define a concepção, organização e a sistemática para a implantação da EAD no IFNMG, bem como a programação e estrutura para a abertura de cursos nessa modalidade.

A Diretoria de Educação a Distância do IFNMG, é criada em 2012, com estrutura física, mobiliário e recursos tecnológicos que favorecem o início imediato do funcionamento do CEAD. Ainda nesse ano há a oferta de 06 cursos técnicos em 07 campi do IFNMG e 04 polos municipais totalizando o quantitativo de 1065 alunos. Em 2013 dá‐se o início das aulas de 11 cursos técnicos em 92 municípios totalizando 10.372 alunos. Nesse mesmo ano, há o início das aulas dos cursos do Profuncionário em 102 municípios com o total de10. 193 alunos.

Em 2014 foi aprovada a criação do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD) com a publicação da Resolução CS no 36/2014. No ano de 2016 foi publicada a Portaria MEC Nº 075 de 16 de fevereiro de 2016 que credencia o IFNMG para a oferta de cursos superiores na modalidade de educação a distância.

Em 2017 houve a definição do CEAD como unidade de ensino no Estatuto do IFNMG por meio da Resolução CS Nº 73/2017.

No ano de 2018 ocorreu a reestruturação dos documentos institucionais inserindo o CEAD por meio das Resoluções CS Nº 02 e 03/2018.

0 IFNMG conta com polos de apoio presencial que são vinculados a programas e prefeituras com a finalidade de oferta própria de cursos, somando em 2021, o total de 120 polos. Alguns deles sediados na mesma cidade onde o IFNMG mantém cursos presenciais, por meio de suas unidades próprias. Desta forma, com a sua abrangência por meio dos campi e de polos de apoio presencial mantidos por parcerias, a presença do IFNMG passa a ser marcante em 44% do estado de Minas Gerais.

Assim, com boa infraestrutura, qualidade de ensino, corpo docente e equipe técnica experiente e qualificada, o CEAD visa contribuir com a missão do IFNMG, bem como com o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional por meio de sua vocação principal, que é o desenvolvimento, gestão de programas e projetos de formação inicial e continuada, cursos técnicos e superiores nas modalidades presencial e a distância, aliada às novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). O CEAD é responsável pelos seguintes programas em execução na instituição:

• Universidade Aberta do Brasil (UAB);

• Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (RENAFOR);

• Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), abrangendo os subprogramas

Bolsa‐Formação e Rede e‐Tec Brasil;

• Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino

Luciana Gusmão de Souza
Diretora do CEAD/IFNMG

Nossa Missão:

"Formar cidadãos por meio da educação profissional, científica e tecnológica contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico."

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página