Portal IFNMG - Alunos visitam campus de Salinas e fazendas da região Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos visitam campus de Salinas e fazendas da região

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2013, 07h03 | Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2013, 08h35

Alunos de Zootecnia 1 DESTAQUE

Os estudantes do curso Técnico em Zootecnia (2º ano integrado e 3º módulo do subsequente) foram a Salinas-MG para realizarem visitas técnicas e aulas práticas, momentos indispensáveis para associar a teoria absorvida em sala de aula com a prática de produtores e técnicos experientes. Os destinos foram o campus Salinas do IFNMG e as fazendas produtoras de cachaça da região.

Alunos de Zootecnia 2

Em Salinas os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais da cidade, realizar aulas práticas nos setores de ovinocultura e suinocultura, com acompanhamento dos técnicos, Fabiano Matos Pereira (Zootecnista) e Francisco José Calixto Júnior (Médico Veterinário). No local foram realizadas aulas de aplicação de medicamentos, castração, vermifugação, identificação de raças, métodos de identificação dos animais, entre outras atividades de extrema relevância para o aprendizado estudantil.

Alunos de Zootecnia 3

Ainda na cidade de Salinas os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Museu da Cachaça, onde eles conheceram a história e a cadeia produtiva da cachaça na região, com uma mistura de tecnologia e artesanato. Também foram visitadas fazendas produtoras de cachaça da região, nas quais foi possível acompanhar todo o processo de fabricação do produto, desde o plantio da cana-de-açúcar até a comercialização da cachaça.

A viagem foi uma iniciativa dos professores, Antônio Eustáquio Filho (Zootecnista), Rafaella da Silva Nogueira (Engenheira Agrônoma) e Marcus Leonardo Figueiredo Silva (Médico Veterinário). Para o estudante do 2° ano integrado, do curso técnico em Zootecnia, Nalbert Carvalho, “essa viagem a Salinas serviu para tomarmos gosto pela profissão de zootecnista, além de possibilitar um aprendizado que será levado para a vida toda”.