Portal IFNMG - O IFNMG – Campus Araçuaí lança Campanha de Vacinação para computadores e pen drives com o intuito de reduzir a incidência e a propagação de vírus no Campus. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

O IFNMG – Campus Araçuaí lança Campanha de Vacinação para computadores e pen drives com o intuito de reduzir a incidência e a propagação de vírus no Campus.

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Terça, 10 de Maio de 2011, 14h27

 

 

Com o fim do reinado dos disquetes os pen drives por serem uma mídia portátil, confiável e de alta capacidade de armazenamento se tornaram uma ótima opção para transportar arquivos de um computador para outro, mas em contrapartida também se tornaram um excelente meio para a  propagação de vírus entre computadores. É só plugá-lo em um computador contaminado e pronto, os vírus se autocopiam no pen drive sem que as pessoas percebam e certamente quando forem plugados em outro computador vão contaminá-lo também iniciando assim um ciclo infinito de sua propagação.

Para agravar mais a situação também sabemos que nenhum antivírus garante 100% de proteção contra os mesmos, pois a cada dia que passa surgem novos vírus cuja imunidade é apenas criada após sua descoberta quando já infectou algum computador da rede mundial, a famosa internet. Nestas circunstâncias a primeira  e melhor medida de proteção a ser tomada se chama prevenção.

Tendo em vista os fatos é que o IFNMG – Campus Araçuaí lança Campanha de conscientização e de Vacinação para computadores e pen drives na tentativa de reduzir a incidência e a propagação dos vírus.

Mais detalhes sobre as vacinas

Vacina para Computador:

Funciona da seguite maneira: Após vacinar o computador se um malware tentar criar um arquivo autorun.inf ou o Windows tentar executar o autorun.inf automaticamente, a vacina irá bloqueá-lo, sem incomodar o usuário e nem emitir qualquer tipo de aviso. Assim, tanto seus HDs quanto seus pen drives inseridos neste mesmo computador estarão protegidos contra infecção. Esta vacina foi desenvolvida por um engenheiro de software brasileiro chamado por Marcos Velasco.

Vacina para Pen Drive:

Para vacinar o pen drive vamos utilizar uma técnica que consiste  em impedir que os vírus se autocopiem para a sua raíz principal infectando-o quando plugados em um computador infectado. Para tanto, vamos bloquear a raíz do pen drive contra gravação e deixar somente uma pasta com permissão de gravação para que você possa trabalhar com seus arquivos. Uma solução simples e funcional para evitar aborrecimentos.

Obs.: O pen drive não irá mais funcionar em sistemas Win95/98/Me. No Linux, será necessário adicionar suporte a NTFS.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos – IFNMG/Campus Araçuaí

Fim do conteúdo da página