Portal IFNMG - IFNMG Campus Januária faz avaliação positiva sobre o VI SIC Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG Campus Januária faz avaliação positiva sobre o VI SIC

Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2017, 18h30 | Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2017, 15h33

A imagem pode conter: 21 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, pessoas sentadas e área interna

Já na sua sexta edição, o Seminário de Iniciação Científica (SIC 2017), mais uma vez se consagra como um grande evento intercampi, no âmbito do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

Neste ano, o VI SIC foi realizado no Câmpus Almenara, no período de 25 a 28 de abril, e contou com uma comitiva de 65 alunos inscritos do Campus Januária, além do envolvimento de servidores docentes e técnico administrativos. Estima-se que no total,o evento contou com uma participação de mais de 1000 pessoas.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Na Mostra de Trabalhos Científicos, os alunos do nosso campus garantiram os 3 primeiros lugares em áreas distintas do conhecimento, sendo: o 1º lugar em Ciências Agrárias, pela acadêmica bolsista, Juciara Oliveria Lopes – com o trabalho intitulado – Desenvolvimento de Plantas Ornamentais Cultivadas em Leito Alagado com Água Residuária de Suinocultura no Norte de Minas Gerais-, sob a orientação do prof. Danilo Pereira Ribeiro; 1º lugar em Ciência Biológicas, pela bolsista Raquel Cordeiro de Melo, com o trabalho intitulado - Avaliação do Potencial Antioxidante do Extrato Hidroetanólico das Folha de: Anacardium Humile ST. Hil -, sob a orientação do prof. Luiz Carlos Ferreira; 1º lugar em Ciências Sociais, pelo acadêmico Weverton Clarismundo de Souza, com o trabalho intitulado, – Ciências Manifestações culturais de Januária -MG: um mapeamento e estudo sobre suas principais características-, sob a orientação do prof. orientador, Ivan Carlos Schwan e o 2º lugar, em Humanas, pela acadêmica Joice Rodrigues da Silva, com o trabalho intitulado,- As Graduações no contexto do Campus Januária, IFNMG: uma análise dos cursos sobre a ótica dos acadêmicos egressos-, sob a orientação da profª Joelma de Fátima Mendes Bandeira.

Para Tatiana Tozzi, Diretora de Pesquisa e Inovação, o SIC é o maior evento da pesquisa e da ciência no âmbito do IFNMG que oportuniza a publicação e socialização da pesquisa, garantido a sua visibilidade, além de incentivar estudantes dos curso técnicos e de graduação a fazer ciência, proporcionando também, o cumprimento de uma obrigatoriedade junto as agências financiadoras da pesquisa aplicada, na instituição. " É um momento muito nobre da pesquisa", concluiu Tatiana.

O prof. Antônio Fábio, Coordenador Pós-graduação e Inovação, define o evento como grandioso. "O evento movimentou a cidade, para além da parte científica e toda a gama de conhecimento envolvida na sua programação, o evento alcançou também as dimensões de ordem econômica, cultural e social, salientou o professor.

A imagem pode conter: 26 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

Cabe ressaltar que todos os alunos do Campus Januária tiveram auxílio financeiro custeado pela Diretoria de Extensão, sendo que a viagem foi patrocinada pela Diretoria de Pesquisa.