Portal IFNMG - Acadêmica do Curso de Bacharelado em Administração é aprovada em programa de mestrado Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 15h07 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 14h20

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Januária tem a honra de tornar público o desempenho que seus acadêmicos vêm demonstrando em programas de pós-graduação.

Esta semana a acadêmica do curso de Bacharelado em Administração do IFNMG Campus Januária, que colou grau no dia 31 de maio, Viviane Silva de Souza, foi aprovada no Programa de Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) .

Ao longo dos quatro anos de curso no IFNMG - Campus Januária, a estudante participou de diversos projetos, tanto na área de pesquisa como na extensão, aprofundando assim os seus conhecimentos técnicos.

Aluna Viviane com o seu orientador professor Felpe Guedes

Um dos grandes fomentadores dessa conquista foi o professor Felipe Guedes que orientou a acadêmica em projetos de pesquisa e no seu trabalho de conclusão de curso. "A aluna desenvolveu pesquisa e extensão, tendo participado como bolsista do projeto de pesquisa financiado pelo PROEXT, que teve como tema a analise de projetos de moeda social como indutores da inclusão social e desenvolvimento local no contexto da economia solidária.  As diversas publicações e apresentações em eventos locais, regionais e internacional foram o grande diferencial do currículo acadêmico da aluna. A acadêmica defendeu seu trabalho de conclusão de curso em 2017, com temática na área de economia solidária e sua contribuição para o desenvolvimento econômico local." O professor acredita que o ponto chave da trajetória acadêmica da aluna foi ter se dedicado integralmente ao curso, focando seus esforços na pesquisa e na extensão. É uma satisfação para o professor ver a aluna alçando vôo.

Para aqueles alunos que se sentem motivados e inspirados, a aluna Viviane relata como foi sua trajetória acadêmica no IFNMG - Campus Januária e quais ações contribuíram para o alcance da conquista:

Durante minha graduação no curso Superior de Bacharelado em Administração sempre procurei participar de projetos de pesquisa e extensão bem como de atividades interdiciplinares dentro e fora da universidade, participando de congressos, colóquios, seminários e encontros na instituição.

Tive a oportunidade de participar durante 2 anos de um projeto de pesquisa com interface em extensão intitulado como" Projeto da moeda social " coordenado pelo Prof. Felipe Guedes, no período de 2014 a 2016, o qual me proporcionou muita experiência, pois tive a oportunidade de participar de diversos eventos científicos, publicar artigos e conhecer esse meio do qual ainda não fazia parte.

Participei também no período de 1 ano da PROATIVA CONSULTORIA JÚNIOR - uma empresa criada no curso de Administração e gerida pelos próprios acadêmicos que prestam consultoria a população de Januária e região, coordenada pelo Prof. Felipe Guedes. Participei como voluntária de projetos sociais voltados à inclusão social de jovens, adolescentes e crianças moradores de bairros pobres da cidade de Januária que estudavam no SERVIR - Serviço de Promoção da Criança e do adolescente , coordenado pela servidora Amanda Pedrosa e na instituição O Pequeno Davi coordenado pela Prof.º Érica Tupiná.

A escolha do mestrado foi pelo fato de gostar de trabalhar e estudar temas relacionados ao desenvolvimento territorial e economia solidária, levando em consideração também que meu trabalho de conclusão de curso foi na área da economia solidária e gostaria de dar continuidade a minha pesquisa.

A dedicação do acadêmico desde o inicio do curso é fundamental para alcançar as metas e objetivos, principalmente quando o objetivo é conseguir um curso de pós- graduação, pois é fundamental ter um bom currículo com participação em projetos de pesquisa e extensão com áreas afins ao programa, pois esse é um dos critérios decisivos no processo de seleção.

Agradeço a todos os professores, mestres e doutores do curso Bacharelado em Administração por todo conhecimento repassado ao longo desses 4 anos, pelos incentivos e confiança depositados.

O IFNMG - Campus Januária, em especial o Curso de Bacharelado em Administração se orgulha ao ver que o compromisso e a dedicação dos seus acadêmicos têm refletido em suas conquistas.