Portal IFNMG - NEA MINAS D’ÁGUA DO IFNMG CAMPUS JANUÁRIA E EXTRATIVISTA DO PERUAÇU PARTICIPAM DE EVENTOS EM BRASÍLIA Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 08h12 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2017, 08h19

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica  - NEA Minas d’Água – do IFNMG - Campus Januária foi convidado para participar da finalização do projeto InovaCerrado, conduzido pelo NEPEAS - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Sustentabilidade, coordenado pela professora Janaína Diniz da Universidade de Brasília e também pelo evento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre política de garantia de preço mínimo para produtos da sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

IMG 0539

Na ocasião o NEA Minas d’Água se fez representado pela coordenadora, profª Tatiana Tozzi M. Souza Rodrigues, o administrador Allieksiei Castelar Perim Souza Rodrigues e os estudantes Dayane Aparecida de Araújo e Samuel Mendes Almeida. Integrando a comitiva norte mineira, somou-se, ainda, as presenças dos técnicos da ATER, Joel Sirqueira e Laís Pacheco Sá, além de 17 extrativistas do Peruaçu. Tanto o NEA Minas d’Água quanto o NEPEAS tiveram projetos aprovados pela chamada nº40/2014 do CNPq, MAPA, MCTI e desenvolveram trabalhos sobre extrativismo vegetal no cerrado.

IMG 0713

Conforme a programação prevista, no dia 13/07, houve no assentamento Márcia Cordeiro Leite em Planaltina/DF, a capacitação sobre gastronomia de frutos do cerrado com confecção de bombons de frutas cristalizadas (cagaita, araticum, buriti), brigadeiro de pequi, paçoca de baru, frozen e chutney de cagaita. A capacitação foi realizada por assentadas capacitadas, durante o projeto InovaCerrado e pelas professoras da UnB Tainá Bacellar Zaneti e Andressa Regina Vasques Mendonça e a pesquisadora Denise Barbosa Silva do Slow Food.

NEA 1

Nos dias 14 e 15/07, o NEA e os extrativistas participaram de uma reunião promovida pela Conab sobre a PGPM-Bio, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Aliança Cerrado, Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), governo de Brasília, Agropolis Fondation, Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses) e Jardim Botânico de Brasília.

NEA 4

O evento chamado Jardim Cerratense foi realizado no espaço Cerratense no Jardim Botânico de Brasília. Além da representação norte mineira o evento contou com a participação de extrativistas das comunidades kalungas do município goiano de Cavalcante, da Chapada dos Veadeiros e do Distrito Federal.NEA 2

Nessa oportunidade foi possível contribuir para a discussão da metodologia e adequação da política para fixar um preço justo dos produtos da sociobiodiversidade, como os frutos do extrativismo do cerrado. Dessa reunião nasceu a proposta de parceria entre a CONAB, NEPEAS e NEA Minas d’Água para avaliação dos preços de frutos do cerrado.

NEA 6

NEA 3