Portal IFNMG - Parcerias entre IFNMG-Campus Januária e EMATER capacitam produtores rurais de vários municípios para a produção de produtos orgânicos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Parcerias entre IFNMG-Campus Januária e EMATER capacitam produtores rurais de vários municípios para a produção de produtos orgânicos

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 10h55 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 08h23


Foi realizado na última sexta-feira, dia 04, nas dependências do IFNMG-Campus Januária, Setor de Agroecologia, o I Encontro de Agricultores que trabalham com princípios agroecológicos na produção de hortaliças, tendo como principal objetivo, a capacitação de agricultores familiares de vários municípios, atendidos pela Emater.

DSC 0033
Na oportunidade, foram ministrados cinco minicursos voltados para a produção de uma alimentação saudável, cujos temas incluíram a Produção de compostos orgânicos; Produção de biofertilizantes; Produção de uma horta econômica; Comercialização e certificação de produtos orgânico e a Identificação de inimigos naturais e seus condutores

DSC 0057


No total, estiveram presentes cerca de 80 agricultores que recebem assistência da Emater, os quais participaram dos minicursos ofertados, aprendendo na prática técnicas saudáveis para aplicarem em suas propriedades, sem a utilização de agrotóxicos.

DSC 0010


O prof. Alberto, um dos coordenadores do encontro, externou seu contentamento na realização do evento, que se destaca pela disseminação de uma variada soma de conhecimentos que muito auxiliarão aos produtores participantes, na produção de hortaliças e outras variedades de alimentos. Ainda segundo Alberto, a iniciativa é uma etapa preparatória para a Semana de Agroecologia que será realizada no mês de novembro.

DSC 0020


Para o Diretor Geral, prof. Cláudio Montalvão, um evento desta natureza é de suma importância para Januária e região, pois garantirá bons frutos para o amanhã.

DSC 0028


Para as agricultoras Olganete e Marlene, ambas convidadas pela Emater, uma do município de Varzelândia e a outra do município de Lontra, essa capacitação foi muito importante, pois lhes agregará vários conhecimentos na produção de alimentos saudáveis, e consequentemente, um melhoramento na renda familiar.

Ricardo Nere, gerente da unidade regional de Januária, salientou que o evento é de grande importância, pois os minicursos capacitarão os produtores para a produção de alimentos orgânicos para o consumidor urbano, aumentando consideravelmente a renda familiar dos pequenos agricultores.

DSC 0036

Fim do conteúdo da página