Portal IFNMG - A mulher negra na sociedade contemporânea foi tema do primeiro ciclo de palestras do NEABI Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 15h26 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 11h14

neabi03

O Núcleo de Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABI) promoveu, na última terça-feira,  dia 28/11, seu primeiro ciclo de palestras que, com o anfiteatro do Campus- Januária lotado, refletiu sobre o machismo e o preconceito sofrido pelas mulheres no Brasil, principalmente as mulheres negras.

A Professora Dra. Mariana Emiliano Simões, coordenadora do curso Técnico em Teatro do IFNMG- Campus Diamantina, ministrou a palestra com o tema: “A mulher negra na sociedade contemporânea” e contou com a participação dos presentes, que levantaram questionamentos e opinaram sobre possíveis atitudes que poderiam mudar o quadro de preconceito no Brasil.

neabi01

O evento contou também com uma apresentação cultural envolvendo música e poesia  com a participação dos alunos do ensino médio, coordenado pelos professores integrantes do NEABI.

Após a apresentação cultural, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com as professoras moçambicanas intercambistas, Linda Nicaiapa, Matilde Muianga, Telma Andrade Chilaule e Rosa Munguambe, que através da roda de conversa intitulada, “O espaço da mulher moçambicana: pontuações históricas à contemporaneidade” falaram sobre o espaço da mulher em Moçambique, suas conquistas e costumes, além de responderem a perguntas do público e relatarem seu período no Brasil e as diferenças culturais observadas.

neabi04

O evento foi de extrema importância, pois despertou nos estudantes e demais presentes, questionamentos sobre racismo, tendo em vista as  consequências dessa prática, além de promover maior  conscientização acerca do respeito às diferenças.

neabi02