Portal IFNMG - Participação no Sic 2018 demonstra grandes avanços dos estudantes do Campus Januária na área da Pesquisa Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 16h49 | Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 15h25

4288ac06-6b9a-4cc6-9d27-ed6f2f4c5514.jpg

O Seminário de Iniciação Científica (SIC) já virou tradição e vem se consagrando como um grande evento intercampi no âmbito IFNMG.

Este ano, na sua sétima edição, o  SIC foi realizado no Campus Araçuaí, no período de 24 a 27 de abril e contou com uma comitiva de 100 participantes do IFNMG-Campus Januária, entre estes, destacam-se 92 estudantes inscritos e 8 servidores.

Durante os quatro dias de programação, estudantes e servidores de todos os campi do IFNMG, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas que incluem a ciência, a tecnologia, a inovação, a cultura e a diversidade. Foram dias de muito aprendizado e troca de experiências entre estudantes e pesquisadores dos 11 campi do IFNMG e de outras instituições de ensino.

24d4610d-8c8e-4434-b777-caed2677b004.jpg1. Das Premiações

Nesse cenário, os estudantes do campus Januária se destacaram nas seguintes modalidades e áreas do conhecimento:

1.1 Apresentações Orais

1.1.2 Ciências exatas e da terra

Com o tema, Análise da abordagem utilizada nos livros didáticos da rede pública para o ensino dos produtos notáveis de binômios no oitavo ano do ensino fundamental na cidade de Januária (MG), o estudante Isak Paulo de Andrade Ruas, sob a orientação do professor Gustavo Pereira Gomes, emplacou o terceiro lugar em Apresentação Oral.

db4df385-a1e1-4ff1-878b-e85f0ebb74e5.jpg

1.1.3 Ciências Agrárias

Com o tema, Desenvolvimento Inicial de cana-de-açúcar adubada com pó de rocha associado ou não a produtos orgânicos, os estudantes Tiago Aparecido Vieira Neves, Gabriel Oliveira Neves e Luiz Carlos Magalhães Costa, sob a orientação da professora Tatiana Tozzi Martins Souza Rodrigues, emplacaram o 2º lugar,

1.1.4 Ciências Humanas

Com o tema, Avaliação da aprendizagem nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG-Campus Januária, a estudante Laura Caroline Magalhães dos Santos, sob a orientação da professora Joelma Mendes Bandeira e o prof. Cláudio Wilson, com a colaboração da servidora Izabel Macedo, emplacou o 2º lugar.

5eaf7511-dba8-4c53-bb6e-5334392a18d3.jpg

1.1.5 Linguística Letras e Artes

E para fechar essa  categoria, na área de Linguística Letras e Artes, os estudantes Thais Barbosa, Weverton Clarismundo de Souza, Vitor Augusto Ferreira, sob a orientação do professor Ivan Carlos Schwan, levaram para casa o troféu de 1º lugar, com o trabalho, Um mapeamento sobre as manifestações culturais de Januária-MG.

2. Submissão de Pôsteres

2.1 Ciências exatas e da terra

Já na categoria de submissão de Pôsters, na área de Ciências exatas e da terra, os 1º,2º e 3º lugares foram todos dos acadêmicos do Campus Januária, acompanhe:

O 1º lugar foi para o estudante Caio Xavier Maia, com o trabalho Estudo sobre a aplicação da fusão de dados com sensoriais inerciais, sob a orientação do professor Felipe Augusto Oliveira Mota.

Já o segundo lugar, com o tema Elaboração do protótipo de um sistema automatizado para acessibilidade de pessoas com dificuldades de locomoção na resolução de tarefas domésticas, foi para os estudantes Caio Xavier Maia; Marco Alves de Almeida, Emerson Pereira Oliveira, João Victor Melo Lima,  sob a orientação do professor Paulo Veloso Santos Júnior e co-orientação por Felipe Augusto Oliveira Mota.

E ainda nessa categoria, o terceiro lugar, com o trabalho Utilização de visão computacional para auxílio ao reconhecimento de sinais de libras, foi para os estudantes Marco Alves de Almeida, Caio Xavier Maia, Emerson Pereira Oliveira, João Victor Melo Lima, Lucas de Moura Macedo, também sob a orientação do professor  Felipe Augusto Oliveira Mota.

informática.jpg

2.2 Ciências Agrárias

Com o trabalho, Ação Antagônica e Mecanismo de Ação de um Isolado Bacteriano contra o Agente Causal da Tuberculose da Oliveira, o acadêmico José Mendes dos Santos Junior,  sob a orientação das professoras Tatiana Tozzi Martins Souza Rodrigues e Paula Baptista, alcançou o a segunda colocação.

academicosic.jpg

E para finalizar com chave de ouro, nessa categoria,  o primeiro lugar foi para a estudante Marina Jaques Cani, Fredson Vieira e Silva, Thiago Carlos e Silva, Camila Marques Oliveira, Raul Herberth Freitas Rocha, sob a orientação do professor Rogério Mendes Murta, com o trabalho, Características de carcaça e qualidade da carne de vacas nelores confinadas com dietas sem volumoso.

pesquisano sic.jpg

3- Da participação no CONPISUD

Cabe ressaltar que, como forma de valorização dos melhores trabalhos apresentados no SIC 2018, três estudantes do Campus Januária, premiados nos primeiros lugares, partiram na última terça-feira dia 08 de maio, Juntamente com outros estudantes dos diversos campi do IFNMG, para São João da Barra, no Rio de Janeiro, com intuito de apresentarem os trabalhos premiados e participarem do I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste (Conpisud).

O evento terminou na última quinta-feira, dia 10/05/2018, e se compôs de palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e premiação dos melhores trabalhos, reunião do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graudação (Forpog), além da apresentação de ações de cooperação entre instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste.

O Conpisud é um evento que se inicia com grande importância para os institutos da região sudeste, pois proporciona um espaço que dará visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos Institutos Federais da região, além de promover a interação dos nossos estudantes, com os de outras instituições.

aaa39557-22b7-427e-a21c-2b57266d6ccf (1).jpg