Portal IFNMG - IFNMG – Campus Januária comemora o sucesso do X Simpósio de Informática Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG – Campus Januária comemora o sucesso do X Simpósio de Informática

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 13h58 | Última atualização em Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 14h41

O X Simpósio de Informática do IFNMG – Campus Januária ocorreu entre os dias 28 e 30 de novembro. Nesse ano o tema do Simpósio foi “Computação & Comunicação: em Tudo, para Todos”.

XSI 1

O tema escolhido para a décima edição do Simpósio de Informática está em perfeita consonância com assuntos abordados ao longo do evento como Tecnologias Disruptivas, Inteligência Artificial, Blockchain, Data Science e Internet das Coisas. Todas essas tecnologias estão rompendo o formato tradicional de apresentação de produtos e serviços no mercado, criando uma verdadeira revolução em benefício dos consumidores. Diversas empresas como Uber, Google, Netflix, Apple e muitas outras, reinventaram a forma como produtos e serviços tradicionais são exibidos. Acompanhar essas tendências é primordial para qualquer profissional. O caminho dessas tecnologias é irreversível, mas é um caminho aprimorado. Bem mais agradável de se trafegar do que as vias tradicionais. Os entusiastas dessa estrada tecnológica certamente terão espaço bem mais amplo no mercado em comparação com aqueles que enveredam pelas estradas mais arcaicas.

XSI 4

XSI 3

Neste ano, para credenciar-se no evento, o participante precisou entregar 3 KG de alimento não perecível e um brinquedo novo. Mais de meia tonelada de alimentos (em torno  600 KG) e quase 200 brinquedos foram arrecadados com as inscrições. Os itens arrecadados foram doados para a irmã Maria Luiza de Andrade, fundadora da Associação Pequeno Davi.  O Pequeno Davi é uma associação comunitária, localizada em Januária-MG, que se dedica atualmente à assistência de famílias carentes da cidade e tem atuado desde 1993 em benefício de crianças carentes.

Durante os três dias de evento, professores, demais profissionais e alunos tiveram à disposição uma gama de atividades relacionadas à computação: palestras, oficinas, apresentação de trabalhos científicos, minicursos, maratona de programação, workshop, Quiztec, jogos e competições. Foram três dias de aprendizagem e oportunidades para vislumbrar como a Computação pode melhorar a sua vida em aspectos que superam o tradicional uso do smartphone e do computador pessoal.

XSI 6

O evento foi finalizado no dia 30 de novembro com entrega de premiações e com um vídeo de encerramento que mostrou alguns dos momentos mais marcantes do X Simpósio de Informática. Um trecho do texto exibido durante o vídeo de encerramento ilustra bem a importância do Simpósio de Informática para a instituição e para o norte de Minas Gerais:

Nossa região ainda é muito carente em diversos aspectos. O IFNMG – Campus Januária tem, como uma de suas missões, a busca incessante por reverter esse quadro. Mas vamos sempre tentar iniciar a mudança por nós. Vocês, alunos do IFNMG, especialmente aqueles da área de informática, devem usar a tecnologia com sabedoria, a favor do próximo. Usem aquilo que aprenderam para mitigar as mazelas da nossa região. Usem seus superpoderes de TI assim e vocês com certeza serão super-heróis.

XSI 5

O X Simpósio de Informática foi organizado pelos professores e alunos dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Sistemas de Informação, curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (modalidade concomitante/subsequente) e Técnico em Informática para Internet (modalidade integrado ao ensino médio). Durante a cerimônia de encerramento o Professor  Raphael Magalhães Hoed, Coordenador Geral do Evento, agradeceu a colaboração de alunos, servidores técnico administrativos e professores ao longo dos três dias de atividades e desejou a todos que a tecnologia da informação, que hoje está em tudo, possa transformar positivamente a vida de todos.

Confira mais fotos aqui.

Texto de agradecimento da irmã Maria Luiza, da Associação Pequeno Davi, agradecendo pelos alimentos e brinquedos que foram arrecadados ao longo do Simpósio.