Portal IFNMG - Campus Januária informatiza o Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Januária informatiza o Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes

Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 10h56 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 10h56

SIGAE 1

Apresentação do SIGAE no SINEPE - novembro de 2018

Durante o ano de 2018 foi desenvolvido o software SIGAE (Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil) que tem como objetivo o gerenciamento informatizado dos auxílios oferecidos pelo programa de assistência e apoio ao estudante do IFNMG - Campus Januária. O software foi desenvolvido pelo aluno Guilherme Luis Viana Alves como projeto de trabalho de conclusão de curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do mesmo campus, sob orientação da professora Cleiane Gonçalves Oliveira.

Atualmente, o processo seletivo para concessão de novos auxílios leva em torno de 50 dias e envolve uma média de 800 discentes. Cada um desses discentes necessita apresentar vários documentos que são analisados por uma comissão avaliadora. Após isso, cada discente é entrevistado pela assistente social e, a partir da situação de vulnerabilidade de cada um, são classificados os alunos que irão receber os auxílios. Sempre levando em consideração o maior índice de vulnerabilidade sócioeconômica.

Devido à grande quantidade de discentes envolvidos, o processo seletivo acaba sendo moroso e chegando a causar evasão de alunos que não conseguem permanecer na instituição sem auxílio durante o período do processo.

O objetivo do software SIGAE é trazer agilidade e eficiência ao processo seletivo colaborando para que o processo seja feito em menor tempo e os discentes comecem a receber os auxílios o mais cedo possível. Além disso, ao centralizar os dados do processo em uma única base de dados, será possível obter muitas outras informações que ainda não são obtidas manualmente como, por exemplo, a quantidade de alunos por curso que recebem auxílios.

O SIGAE propõe que o aluno preencha o questionário socioeconômico online. As respostas serão acessadas pela assistente social de forma imediata e com os alunos já classificados previamente. A comissão avaliadora da análise documental irá preencher no sistema os resultados de cada aluno. A assistente terá todos os resultados em mãos, digitais, centralizados, para proceder às entrevistas e divulgar o resultado final. A conduta para outros casos como, denúncias de inveracidades e a constatação da necessidade de visitas domiciliares por quaisquer outros motivos, será realizada sem maiores alterações pela profissional. O discente também conseguirá acompanhar o recebimento dos seus auxílios pelo sistema.

Além do processo seletivo ainda existem várias atividades de gerenciamento realizadas pela assistente social como: acompanhamento da frequência, cancelamento de auxílios e emissão de relatórios para pagamentos mensais. Atualmente, todas essas atividades são coordenadas pela assistente social do Campus que utiliza recursos como planilhas eletrônicas e editores de textos para realização dessas tarefas.

O Departamento de Apoio ao Educando e Apoio à Educação (DAEAE) sempre ressalta a necessidade que os auxílios estudantis tem para permanência dos discentes em seus cursos e que ferramentas como o software proposto são essenciais para que o programa de assistência e apoio ao estudante seja realizado de forma ainda mais eficiente.

“A criação do software totalmente voltado para atender a demanda de seleção de beneficiários da Assistência Estudantil é um sonho antigo. Tornar esse processo ágil é condição para muitos alunos permanecerem e concluírem com êxito os cursos ofertados pelo IFNMG - Campus Januária. Em se tratando de um Campus relativamente grande como o nosso, o SIGAE (Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil) é sinônimo de agilidade e eficiência antes, durante e depois da realização do processo de seleção dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Até porque o trabalho se inicia antes da oferta dos auxílios e continua depois dos alunos já selecionados. Eu e toda equipe do DAEAE - Departamento de Assistência ao Educando e Apoio à Educação estamos otimistas e confiantes no trabalho de conclusão de curso do discente Guilherme e de sua orientadora professora Cleiane.”, apresenta a assistente social do campus, Aline Caciquinho.

A orientadora do trabalho, a profa. Cleiane Oliveira, observa que a realização desse trabalho, além de trazer grande vantagem para o Campus, permitirá que o aluno vivencie uma situação real de desenvolvimento de software semelhante ao mercado de trabalho, envolvendo clientes e usuários reais.

SIGAE 2

Apresentação da proposta do SIGAE no SIC - abril/2018

“Desenvolver o SIGAE me ajudou a solidificar os conhecimentos que adquiri durante o curso inteiro. A experiência de desenvolver um software para um cliente real agrega muito no quesito mercado de trabalho. Agradeço a profa. Cleiane e a todos os demais envolvidos no desenvolvimento. É muito gratificante poder retribuir de alguma forma para a comunidade acadêmica do Campus. “, afirma o acadêmico Guilherme Luís.

Durante o desenvolvimento do software também foram feitos trabalhos científicos referente ao sistema. Os trabalhos foram publicados em eventos do IFNMG (SIC e SINEPE) e ajudaram a despertar o interesse de outros Campus no sistema.