Portal IFNMG - Semana do meio ambiente: alunos do curso técnico em meio ambiente do campus Teófilo Otoni fazem viagem técnica para a região do Vale do Aço Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 01h19 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 01h25

Os estudantes e docentes do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFNMG - Campus Teófilo Otoni realizaram, entre os dias 23 e 25 de maio, uma viagem técnica para a região do Vale do Aço. O objetivo da viagem foi propiciar aos alunos contato com empresas, indústrias e unidades de conservação que demandam mão de obra técnica na área de meio ambiente. Além disso, muitos conhecimentos teóricos puderam ser aprofundados e consolidados através das diferentes vivências no mundo do trabalho.

No primeiro dia de viagem foi visitado o Parque Estadual do Rio Doce, que abrange os municípios de Marliéria, Timóteo e Dionísio em Minas Gerais (MG). O Parque Estadual do Rio Doce é uma unidade de conservação que abriga a maior Floresta do Bioma Mata Atlântica de Minas Gerais, com aproximadamente 40 mil hectares, composto por vários ambientes que conservam uma infinidade de seres nativos da Mata Atlântica, com as mais variadas espécies de plantas, árvores de grande e pequeno porte e animais, desde herbívoros a mamíferos. O parque também se destaca por possuir na sua abrangência 40 lagoas naturais que abrigam uma grande diversidade de peixes nativos da bacia do Rio Doce.

Foto01 editada

Chegada na trilha do Vinhático

foto02 editada

Alunos admirando a natureza exuberante de uma espécie arbórea: Vinhático.

Os estudantes assistiram uma palestra de apresentação do Parque proferida pela Bióloga Mirlaine Soares de Barros, Coordenadora de Pesquisas Científicas, que abordou toda a história, infraestrutura, espécies predominantes e outros assuntos relacionados a este patrimônio natural. No dia seguinte foi realizada a trilha do Vinhatico, acompanhada pelo Guarda Parque Simá, que nos mostrou diversas espécies de árvores nativas da Mata Atlântica. Nesse momento os estudantes puderam observar interações e processos ecológicos e interagir com a biodiversidade local.

foto03 editada

Bate papo com o guia ambiental, Simá, que gentilmente levou o grupo à trilha do Vinhático.

foto05 editada

Neste mesmo dia foi visitado o Aterro Sanitário Vital situado no município de de Santana do Paraíso,MG. A visita ao Aterro Sanitário foi realizada com o acompanhamento da Técnica em Meio Ambiente Marlene Maria de Souza que mostrou toda a estrutura do local e os processos que são feitos para ocorrer a devida destinação dos resíduos sólidos gerados por 11 municípios das regiões do Vale do Aço e Rio Doce. Os estudantes puderam observar como são preparados os taludes para receber os resíduos, como se dá o escoamento e captação do chorume, a queima do gás metano produzido e o processo de monitoramento do aterro sanitário. Além disso, também foi observada a área de compostagem, onde é produzido adubo a partir de resíduos orgânicos advindos especialmente da poda das árvores.

Lixao01 editada

Palestra sobre o Aterro

Lixao03 editada

Visão geral do aterro sanitário

No último dia da viagem técnica visitamos a CENIBRA Celulose-Nipo-Brasileira, uma empresa produtora de Celulose na cidade de Belo Orirente, MG. A CENIBRA se destaca no processo de produção de celulose em Minas Gerais e em outras regiões do país,atuando em aproximadamente 54 municípios. Na empresa foram visitados os setores de produção de mudas (viveiro) e uma área de plantio, onde pode-se observar como é realizado o processo de colheita das árvores de Eucalyptus. Também tivemos a oportunidade de conhecer a área de meio ambiente, que abordou a temática de gestão ambiental e certificação da madeira produzida. Ao longo da visita foram debatidos temas relacionados à produção de madeira, conservação do solo e alternativas aos atuais modelos de produção e consumo.

Cenibra00 editada

Recepção na fábrica e explanação do responsável pela documentação para certificação florestal da CENIBRA, André.

Cenibra001 editada

Engenheiro florestal responsável pelas operações de colheita florestal da CENIBRA, Guilherme.

Cenibra002 editada

Explanação sobre a produção de mudas clonais de Eucalyptus urograndis

Ao longo da viagem foi perceptível a importância de conhecer o mundo do trabalho e as diversas possibilidades de atuação profissional para o técnico em meio ambiente. As vivências contribuíram para o desenvolvimento da consciência da conservação da biodiversidade e para a percepção da importância da destinação correta dos resíduos para a busca de modelos de consumo e produção sustentáveis.

Mais fotos da viagem podem ser vistas aqui