Portal IFNMG - Alunos do Curso de Tradução e Interpretação de Libras realizam evento sobre a Cultura Surda Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2016, 14h10 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 09h10

Libras Foto02

O evento entitulado “Vendo Vozes: um encontro com a cultura surda”, promovido pelos estudantes do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras, do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Polo de Teófilo Otoni, marcou o dia 01 de setembro de 2016. Realizado no auditório do campus, a solenidade de abertura iniciou de forma emocionante com o hino nacional interpretado na língua brasileira de sinais.

Libras Foto03

Em sua fala, o diretor de ensino, professor Thiago Silva Miranda destacou a importância da inclusão de estudantes especiais no ensino oferecido pelo IFNMG e relatou ainda, que o Instituto já atua com a proposta de inclusão desses alunos desde o seu ingresso até a saída com sucesso, recebendo o devido e correto acompanhamento por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE. Frisou ainda que, nos últimos anos, as políticas públicas da educação especial vendo sendo aprimoradas no sentido de facilitar o acesso a educação, além de garantir a permanência adequada e com êxito dos estudantes.

Libras Foto04

O coordenador do e-TEC polo sede Teófilo Otoni, professor Geraldo Lopes Júnior parabenizou os cursistas pelo empenho e dedicação na organização e execução do evento. Destacou também a importância da formação profissional na Língua Brasileira de Sinais e relatou ainda, que o campus Teófilo Otoni já vive a realidade de ter em seu quadro discente, alunos com deficiência auditiva.

Libras Foto05

Em seguida, as alunas Eliana, Elivânia, Osmária, Sheila e Silvana fizeram uma breve apresentação sobre a Cultura Surda, Surdez e Deficiência Auditiva, destacando as fragilidades e dificuldades enfrentadas pelas pessoas com esse tipo de deficiência.

Libras Foto06

O evento foi marcado também com o sorteio de brindes ao público e após a solenidade de abertura, os participantes foram direcionados às várias oficinas tais como: Alfabeto em Libras, Números, Meses e Estações do Ano, Pronomes e Expressões faciais.

Para visualizar mais fotos dos evento, clique aqui.