Portal IFNMG - Alunos do Instituto Federal visitam a Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos do Instituto Federal visitam a Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa

Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 10h24 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 09h38

Nesta segunda-feira, 19 de novembro de 2018, os formandos no curso técnico em Meio Ambiente, sob a supervisão do Prof. Dr. Ivan Almeida, visitaram a estação de tratamento de esgoto da COPASA, localizada no Bairro Turma 37, em Teófilo Otoni. O grupo do IFNMG foi recebido pelos técnicos Francisco, Thompson, Ivo, Gualtenci e por Lázaro, que é servidor e também aluno do IFNMG. A visita teve como objetivo possibilitar que os discentes pudessem acompanhar na prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. Foi possível conhecer todo o processo de tratamento do esgoto, desde a sua chegada na estação de tratamento, passando pelos tratamentos preliminares, primários e secundários, até ser lançado no corpo receptor com uma eficiência de remoção da carga orgânica em torno de 90%.

Outra parte importante da visita foi a possibilidade de conhecer o Laboratório da ETE, onde realizam-se análises químicas, físicas e biológicas para avaliar as condições dos efluentes e dar respaldo técnico aos operadores sobre a eficiência de cada etapa do tratamento. Desta forma, foi importante para conhecer os equipamentos e as análises que são realizadas no laboratório. De maneira geral, a visita técnica foi bastante enriquecedora e elucidativa, o que certamente contribui muito para a formação técnica dos estudantes do Instituto Federal.