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Conheça o NAPNE

Publicado: Sábado, 25 de Março de 2023, 16h48 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 16h55

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE do Instituto Federal Norte de Minas Gerais - IFNMG é um núcleo consultivo e de assessoramento, vinculado à direção-geral dos campi e à Diretoria de Assuntos Estudantis/Coordenadoria de Ações Inclusivas – CAI/DAE, que articula as Diretrizes das Políticas de Educação Inclusiva vinculadas ao Ministério da Educação - MEC. 

O NAPNE tem por finalidade promover a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade, além de buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, metodológicas, atitudinais, de transportes, comunicacionais e tecnológicas na instituição, de forma a promover inclusão de discentes e servidores(as) com necessidades específicas.

 O NAPNE tem como objetivos:

  1. Criar e apoiar na instituição a cultura da educação para a convivência e aceitação das pessoas com necessidades específicas; (Redação dada pela Resolução CONSUP nº 16, de 22 de maio de 2019);
  2. Implementar estratégias que garantam o ingresso, acesso, permanência e saída com êxito dos(as) discentes com necessidades específicas em todos os níveis, modalidades e suas instâncias (ensino, pesquisa e extensão), bem como na inserção no mundo produtivo e social
  3. Atuar, de forma colaborativa, em todos os setores do campus, com a finalidade de romper as barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais e educacionais;
  4. Contemplar políticas de inclusão de pessoas com necessidades específicas na elaboração dos Projetos Pedagógicos da unidade de ensino.

Ao NAPNE compete:

  1. Implantar projetos de inclusão e implementar ações afirmativas para atendimento dos(as) discentes com necessidades específicas, com a busca de recursos para sua execução dos mesmos;
  2. Contribuir na execução de políticas de acesso, permanência e conclusão do processo educacional com êxito, respeitando as especificidades do(a) discente, em articulação com os poderes públicos e sociedade civil;
  3. Proporcionar, ao(à) discente com necessidades educacionais específicas, o espaço de participação, de modo que, em seu percurso formativo, adquira conhecimentos e também valores sociais consistentes que o(a) levem a atuar na sociedade de forma autônoma e crítica;
  4. Intervir, quando necessário, em assuntos didático-pedagógicos e administrativos, referentes à inclusão de pessoas com necessidades específicas;

Para conhecer todo o regulamento do NAPNE, acesse o conteúdo disponível em:

 clique aqui1

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