Portal IFNMG - Alunos do Curso Técnico em Agropecuária realizaram Visita técnica às Empresas: Granvale e Granal, do ramo de exploração de rochas ornamentais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 08h23 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 08h25

Na tarde da última quinta-feira (04/07), os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Nível Médio, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG - Campus almenara) sob supervisão dos professores: Gessimar Nunes Camelo e Gileno Santos Moreira, fizeram uma visita técnica às empresas: Granvale importação e exportação de rochas ornamentais Ltda e Granal Granitos e Mármores Ltda. A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos uma prática contextualizada a conteúdos apresentados em sala de aula, nas disciplinas Agricultura geral e Geografia, ministradas respectivamente, pelos referidos professores.

Na Granvale Ltda, a visita ocorreu na área de extração de feldspato com uso como rocha ornamental, localizada na zona rural do município de Almenara, a aproximadamente 37 km, à margem esquerda da rodovia LMG 630, no sentido Almenara-Jordânia - MG. Neste primeiro momento, a comitiva foi recepcionada pelo proprietário, senhor Eusébio Venturin Junior e pela Técnica em segurança do Trabalho, Andréia Souza Almeida e demais colaboradores. Após a recepção no pátio da empresa, os visitantes foram conduzidos ao local da extração propriamente dita. Durante a caminhada, foram feitas explanações sobre todas as fases do processo de extração dos blocos de rocha e posteriormente com uma breve apresentação sobre destinação de resíduos na empresa, apresentação conduzida pelos colaboradores Elizardo Lisboa e Ariadne Marques.

Enquanto que, a visita à Granal Ltda, ocorreu na sede da empresa, localizada na Rua Aleixo Paraguassú, 466 - Almenara, MG, onde o proprietário, senhor Jairo Guimarães Gomes, apresentou as dependências da empresa e explicou de maneira pormenorizada o processo de serragem e desdobramento de blocos de rochas ornamentais,bem como, foi explicado e demonstrado na prática, as etapas do beneficiamento final (resinagem e polimento), de forma a deixar a peça pronta para o uso na construção civil.

Na avaliação dos professores proponentes da visita técnica,os objetivos foram plenamente atingidos, esta constatação foi perceptível por meio da satisfação dos alunos após o retorno. A direção do IFNMG - Campus Almenara e professores agradecem aos Empresários Eusébio Venturin Junior e Jairo Guimarães Gomes pela hospitalidade, parceria e por ter aberto as portas de seus empreendimentos, para a complementação no processo formativo dos nossos alunos. Espera-se que esta parceria seja duradoura e que possamos aproveitar a estrutura dos respectivos empreendimentos para futuras visitas.