Portal IFNMG - VI Mostra de Linguagens do IFNMG Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

VI Mostra de Linguagens do IFNMG Campus Almenara

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 08h27 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 08h27

Nos dias 11 e 12 de julho, foi realizada a VI Mostra de Linguagens do Campus Almenara, com o tema "Povos tradicionais: indígenas e quilombolas sob a ótica dos alunos do IFNMG - Campus Almenara", cujo objetivo foi promover o diálogo intercultural e valorizar a diversidade étnico-racial, por meio da reflexão crítica e da expressão sociocultural dos(as) estudantes. A partir disso, foi montada Comissão de organização do evento, formada por docentes e servidores técnico-administrativos da Instituição, que conduziriam a implementação do acontecimento na escola.

Nesse sentido, cada turma do Ensino Médio do campus ficou responsável por estudar subtemas e teve em torno de um mês para montar roteiro do trabalho que seria apresentado nos dias estabelecidos no calendário escolar para a Mostra.

Para isso, as turmas foram orientadas por membros da Comissão que acompanharam o desenvolvimento das turmas com disponibilização de material de estudo, discussões em salas de aula, intervenções para preservação da temática e dos subtemas atribuídos às equipes, além de apoio na montagem das salas temáticas. Nesse cenário, os(as) discentes tiveram liberdade para decidir o formato das apresentações com organização do espaço nas salas de aula ou com exploração de ambientes externos do educandário, o que promoveu, sobremaneira, a criatividade, marca inerente do povo do Vale do Jequitinhonha.

Diante dessa empreitada, a Mostra foi efetivada durante toda o dia 11/07 e na parte da manhã do dia 12/07, aberta à visitação externa, com a presença de familiares, servidores, escolas de Almenara e de outras cidades da região, e de representantes dos Quilombos de Mumbuca e de Marobá dos Teixeiras, que abrilhantaram ainda mais os trabalhos apresentados pelos(as) estudantes.

De modo especial, a edição da Mostra de Linguagens 2024 encantou os visitantes com cenários impressionantes e emocionantes, assim como com a demonstração de conhecimento e valorização dos povos tradicionais na constituição da identidade nacional do país. Quanto a isso, destaca-se como “pontos marcantes” do evento, o protagonismo dos(as) estudantes, a organização impecável, a qualidade das apresentações e o entusiasmo de todos(as) os envolvidos na festividade.

Com isso, o IFNMG campus Almenara certifica-se, mais uma vez, da qualidade do ensino ofertado na instituição, o qual transcende a sala de aula e, irrefutavelmente, coloca o(a) discente em contato com situações e aprendizagens significativas e, para além disso, cria memórias que farão parte, para sempre, da existência do indivíduo.