Portal IFNMG - Os cursos de Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Biológicas publicam juntos capítulo de livro na área de educação ambiental Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 18h30 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 07h25

lancamento Livro

Uma das características mais importantes do IFNMG é a possibilidade de trabalharmos de forma interdisciplinar e termos contato com professores e alunos de diversos cursos no Campus e entre Campi. E foi com esse pensamento e a troca de muitas informações e experiências que a Medicina Veterinária se uniu com a Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG-Campus Salinas para começarmos a estudar os aspectos que tangem a Etnobiologia, especificamente, as relações entre as pessoas, sua cultura e os animais, aetnozoologia.

Essa linha de pesquisa nos permitiu a publicação de um capítulo no livro Educação e Meio Ambiente: reflexões multidisciplinares, da editora Ferjal. O capítulo intitula-se Construção Social das Serpentes: Uma investigação etnobiológica em Salinas-MG, tendo como autores a professora MSc. Thaís Larissa Lourenço Castanheira, Artur Rodrigues Pereira (egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG-Campus Salinas), Frederico Rodrigues de Oliveira (acadêmico do Curso de Medicina Veterinária) e o professor Dr. Eduardo Garrido.

Artur Rodrigues Pereira

Artur Rodrigues Pereira, egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG - Campus Salinas

Frederico Rodrigues de Oliveira

Frederico Rodrigues de Oliveira, acadêmico do Curso de Medicina Veterinária

O livro traz diversas abordagens sobre a temática da Educação Ambiental, com interface entre as áreas biológicas e de humanidades. O capítulo traz á tona a representação etno-herpetológica existente em Salinas, entre os convives do Mercado Municipal. As serpentes são animais estereotipados na crença popular, como animais que imprimem o mal, com registro inclusive em livros religiosos de sua persuasão negativa. Lendas, crenças, fantasia, religião, curandeirismos, ciência, ignorância... tudo isso permeia a sociedade consciente ou inconscientemente e são pontos estratégicos para serem reconhecidos no trabalho de educação ambiental, o qual deve inserir a comunidade como agentes de ação participativa. A ciência que permite isso, é a etnobologia com suas ramificações.

Doaremos três exemplares para a Biblioteca Iraci Heringer Lisboa, do IFNMG - Campus Salinas, como forma de gratidão a todo conhecimento que este espaço proporciona a toda comunidade acadêmica e que possa ser utilizado por alunos e professores que queiram trabalhar a temática em sala de aula ou em seus projetos.

O lançamento acontecerá dia 03/10 às 14 horas pelo Facebook do professor José Luiz de Paula e Silva, um dos organizadores do livro e pode ser acessado através do link (https://www.facebook.com/jose.l.paula). Na ocasião, nosso capítulo será apresentado pelo egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o biólogo, Artur Rodrigues Pereira.

Para receber o certificado de participação no lançamento é necessário fazer a inscrição pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/educacao-e-meio-ambiente-reflexoes-multidisciplinares__977026) até dia 03/10 às 14h15min e participar da live até o final, fazendo comentários, perguntas etc.

Como professora do curso do IFNMG do Campus Salinas, eu gostaria de deixar expressa, a minha realização neste trabalho interdisciplinar e multiprofissional.

Hoje, a Etnobiologia é uma das minhas linhas de pesquisa no IFNMG, o qual tenho o biólogo, Artur Rodrigues Pereira, como membro da minha equipe de pesquisadores, o qual foi meu aluno de TCC com a temática e hoje colega e amigo. Não poderia de deixar destacar o desenvolvimento acadêmico do meu aluno e orientado, Frederico Rodrigues de Oliveira, que conseguiu perceber a medicina veterinária interligada com as ciências biológicas e ciências humanas.

Texto: ProfªMSc. Thaís Larissa Lourenço Castanheira