Portal IFNMG - Pibid e Residência Pedagógica acolhem novos bolsistas com discussão sobre atuação em tempos de pandemia Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 10h38 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 10h45

Na próxima sexta-feira, 23/10, às 19 horas, o IFNMG realizará um evento de acolhida para os novos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP), com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube. A discussão sobre “Pibid e RP em tempos de pandemia”, terá a participação dos professores mestres Nilson de Souza Cardoso (Universidade Estadual do Ceará - UECE) e Ricardo Magalhães Dias Cardozo (pró-reitor de Ensino do IFNMG).

Os novos bolsistas iniciarão a jornada de 18 meses como integrantes dos dois programas e terão pela frente um desafio que é novo para todos os envolvidos, como comenta a professora Edna Salgado, coordenadora institucional do Pibid. “Essa nova modalidade de ensino com atividades não presenciais, devido à pandemia, é um desafio sem precedentes às escolas e, inclusive, ao Pibid e RP, uma vez que os bolsistas vivenciarão como tem sido o ensinar e aprender nessa nova modalidade remota”, afirma.

Os 336 bolsistas que participarão do evento são alunos dos cursos de licenciatura em Química, Física, Ciências Biológicas, Pedagogia e Matemática, ofertados pelo IFNMG nos Campi Januária e Salinas. Entre os participantes, também estarão profissionais de educação do Instituto e das escolas estaduais e municipais daqueles municípios, que são parceiras dos dois programas.

Os programas

"Vivenciar a prática no dia a dia das escolas durante a formação é uma das premissas que guia os Programas Pibid e Residência Pedagógica", frisa o professor Josué Antunes de Macêdo, coordenador institucional do RP. "Vivenciar esses espaços desde a graduação possibilita ao acadêmico interação concreta entre escola e universidade, teoria e prática e esses programas já dão essa noção desde o início", acrescenta a professora Edna.

Os dois programas funcionam de forma complementar. No Pibid, as atividades iniciam no primeiro período das licenciaturas e se estendem até o quarto. No RP, são concedidas bolsas para os estudantes do quinto ao oitavo período, fase em que, além de observarem a prática pedagógica nas escolas, os licenciandos ministram aulas. O RP está atrelado ao estágio curricular supervisionado e nele o estudante insere-se nas atividades de acompanhamento, supervisão e regência.

Para que os programas aconteçam, a parceria entre Ministério da Educação e Secretarias Municipais e Estaduais de Educação se dá por meio de um acordo de cooperação técnica. A Capes, por sua Plataforma da Educação Básica, cadastra as escolas que, posteriormente, são selecionadas por instituições de ensino superior, como o IFNMG, para serem parceiras. Essas unidades também são conhecidas como “escolas campo”.

pidbid rp interno