Portal IFNMG - SIC encerra atividades com anúncio do próximo campus sede e premiação dos melhores trabalhos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2016, 10h26 | Última atualização em Segunda, 16 de Maio de 2016, 10h31
imagem sem descrição.

Depois de fechar o V Seminário de Iniciação Científica (SIC) com chave de ouro, o IFNMG-Campus Montes Claros passa a bola para o Campus Almenara, que sediará a sexta edição do evento, em 2017. O anúncio foi feito pelo reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, na última sexta-feira, dia 13, na solenidade de encerramento do SIC. “Estamos aguardando todo mundo lá, ok?”, convidou o coordenador de Pesquisa do Campus Almenara, Fábio Martins Carvalho, quando subiu ao palanque para receber oficialmente a missão. Na plateia, os alunos do Campus Almenara comemoraram ruidosamente a escolha.

“Em breve já começaremos a organizar o próximo evento”, anunciou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta, ciente do trabalho que está por vir para garantir que o SIC mantenha o brilhantismo que, segundo ele, foi a marca do evento. “Batemos todos os nossos recordes”, comemorou ao comentar os números: 1.300 inscritos, 295 resumos publicados, 34 minicursos, 29 palestras, duas mesas-redondas e uma conferência. “Daqui vão sair muitas parcerias para projetos de pesquisa, muitas com instituições de fora, mas principalmente entre nossos pesquisadores”, disse o pró-reitor.

O coordenador do V SIC e da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Campus Montes Claros, Marcos Aurélio Duarte Carvalho, lembrou que, além dos inscritos, também compareceram ao evento cerca de mil pessoas, que vieram conhecer o Programa "Ciência em Movimento", que a Fundação Ezequiel Dias levou ao Campus. Em sua fala no encerramento, ele agradeceu todos os envolvidos na realização e prometeu apoio ao Campus Almenara para o próximo SIC.

Melhores trabalhos

Falando sobre os trabalhos de iniciação científica apresentados no Seminário, na forma oral ou em pôsteres, o pró-reitor Rogério Murta respondeu à provocação feita pelo reitor José Ricardo na noite de abertura do evento, quando incitou os pesquisadores a avaliarem se o IFNMG estaria cumprindo sua missão e fazendo pesquisa aplicada voltada às necessidades da comunidade. “A nossa resposta é sim, reitor. Os trabalhos comprovam o nosso comprometimento com as regiões em que estamos inseridos”, garantiu o pró-reitor.

Os três melhores trabalhos em cada uma áreas – Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Sociais, Ciências Agrárias e Saúde – foram premiados no encerramento do SIC. A boa notícia é que, entre os 21 trabalhos premiados, aqueles que tiverem a viabilidade de se transformar em um negócio poderão receber o apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte-Mineira (Fundetec). Apesar de o nome parecer restritivo, o secretário executivo da Fundação, Aroldo de Moraes Lopes, explica que a entidade tem condições de oferecer apoio a negócios em todas as áreas, por meio de sua incubadora de empresas, que funciona no Distrito Industrial de Montes Claros. “Podemos oferecer o local para funcionamento, apoio para captação de recursos e para a parte gerencial, por meio de nossa parceria com o Sebrae”, explica Aroldo.

Confira os trabalhos destacados no V SIC.

Confira mais fotos do encerramento.