Portal IFNMG - “Construção histórica e política da enfermagem: o cuidado como essencial para a vida” foi o tema da 6ª Semana de Enfermagem do Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2016, 17h42 | Última atualização em Quinta, 19 de Maio de 2016, 17h53

6semana enfermagem2

"Construção histórica e política da enfermagem: o cuidado como essencial para a vida” foi o tema da 6ª Semana de Enfermagem do Campus Almenara, que ocorreu nos dias 16 e 17 de maio, com produções científicas e culturais.

No dia 16 de maio, a solenidade de abertura contou com a presença do Diretor Geral do IFNMG - Campus Almenara, Joan Brálio Mendes Pereira Lima, e do Coordenador de Extensão, Joaquim Neto de Souza Santos. A Professora e enfermeira obstetra, Regiany Lopes Ferraz, destacou através de uma interessante palestra “Um breve histórico da Enfermagem Brasileira - o pioneirismo das mulheres no exercício da Enfermagem no país."

“Atualidades em Zika vírus” este foi o tema apresentado pela Médica da Atenção Básica, Rosângela Ferreira Ribeiro, que trouxe o histórico de entrada do vírus no país e os principais desafios de saúde. “Hoje temos uma tríplice epidemia: Zika, Dengue e Chikungunya . Essas três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (...) É preciso acabar com o ciclo de vida do mosquito através da eliminação dos criadouros e do investimento na limpeza pública e reciclagem dos resíduos”.

O primeiro dia de evento se encerrou com um coquetel com apresentação musical do Professor Olden Hugo Silva Farias juntamente com estudantes do Curso Técnico Integrado possibilitou a confraternização dos participantes.

6semana enfermagem3

No segundo dia de evento, a palestra “O papel do Técnico em Enfermagem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência” ministrada pelo Técnico em Enfermagem do SAMU, Marcos Chercolis Lima, destacou a importância do Técnico nas várias etapas de cuidado ao paciente em situação de urgência e emergência.

6semana enfermagem4

E, para fechar a noite, a mesa redonda com o tema “Violência contra a mulher: atendimento multiprofissional”, moderada pela Professora Mariana Mapelli, contou com a presença dos convidados: Maria Margarida Viana Moreira, Enfermeira RT do Hospital de Almenara, Marcos Silva, Sargento do 44º Batalhão de Polícia Militar, e Daiane Prates Mendonça, Enfermeira com atuação na Delegacia Especial de Atenção à Mulher.

6semana enfermagem5

“A violência contra a mulher é um problema de saúde pública que, infelizmente, ainda é subnotificado e subdiagnosticado devido, principalmente, ao medo de denunciar seu agressor”
, destacou Mariana Mapelli. As discussões ressaltaram que o enfrentamento da violência contra a mulher requer melhorias no acesso à educação de qualidade com valorização do papel da mulher na sociedade com destaque para a atuação do profissional de saúde.
O Sargento Marcos Silva convidou os docentes e estudantes do Curso Técnico em Enfermagem a se mobilizarem em ações voltadas ao cuidado e valorização das mulheres no Vale, sobretudo, na Microrregião de Almenara.

Promovido pelo Curso Técnico em Enfermagem do Campus Almenara, a 6ª Semana de Enfermagem oportunizou a atualização profissional e a interação entre alunos, egressos, professores e profissionais de enfermagem e outras áreas ao criar espaços de reflexão sobre o enfrentamento de problemas de saúde pública brasileiros e as perspectivas da profissão, ficando a expectativa para um próximo encontro em 2017.

Criado em: 19/05/2015