Portal IFNMG - Campus Almenara inaugura Laboratório de Análise de Solos, Água e Tecidos Vegetais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 15h15 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 16h24
imagem sem descrição.

A última sexta-feira, dia 2/12, foi dia de festa no IFNMG-Campus Almenara, com a inauguração do Laboratório de Análise de Solos, Água e Tecidos Vegetais. Um sonho antigo, como bem lembrou o diretor-geral do Campus, Joan Brálio Mendes Pereira Lima, em sua fala. Uma estrutura que começou a ser planejada há cerca de cinco anos e que agora é realidade para alunos dos cursos técnicos e superiores, que já estão usando a estrutura em suas aulas.

Com 625 m² de área construída, a estrutura dispõe de vários ambientes: Laboratório de Qualidade da Água, Laboratório de Tecidos Vegetais, Laboratório de Fertilidade do Solo, Laboratório de Preparo de Amostras, Laboratório de Física do Solo, Laboratório de Cromatografia, Laboratório de Absorção Atômica, sala de aula, recepção, sala de laboratoristas, sala de estudantes de pós-graduação, almoxarifado, além de sanitários. O investimento na obra foi de R$ 1.340.672,44.

Alguns dos equipamentos necessários ao funcionamento do laboratório já estão disponíveis, mas a estrutura ainda não está completa. “Temos ainda um grande desafio: esse laboratório vai demandar grandes recursos para investimento em equipamentos e pessoal para atender a comunidade do Baixo Jequitinhonha com essas análises tão importantes para a vida no campo”, avaliou o professor Joan. Além disso, o diretor aposta que a nova estrutura será uma importante base para o fomento da pesquisa na região.

Parcerias

Para enfrentar os desafios, uma solução: as parcerias. É nisso que o reitor José Ricardo Martins da Silva acredita. Tanto para garantir o pleno funcionamento do novo laboratório, tornando possível o atendimento à comunidade rural do Baixo Jequitinhonha, quanto para enfrentar todas as adversidades deste delicado momento por que passa o país, de crise econômica e política. Em sua fala, ele conclamou as autoridades presentes, inclusive prefeitos eleitos, e servidores a se juntarem ao IFNMG em um ideal único de educação gratuita e de qualidade.

Pacto, inclusive, que ele acaba de propor também aos prefeitos atuais e eleitos da região do Alto Jequitinhonha e ao reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Gilciano Saraiva Nogueira, com os quais esteve reunido na última semana, em Diamantina. “Se não nos juntarmos, as dificuldades aumentarão”, ponderou.

Momento cultural

Além de servidores do IFNMG e autoridades, alunos e representantes de comunidades rurais da região também prestigiaram a inauguração do novo laboratório do Campus Almenara.

Foto dos presentes

Os presentes puderam apreciar também o momento cultural da festa, com declamação do poema "Meu Lugar" pelos alunos Caíque Cardoso e Raquel Leal, do 2º ano de  Informática, e música com os “donos” da casa: Athos Vinícius Ferreira Nascimento, do 2º ano de Agropecuária, Ana Carolina Silva Oliveira, do 3º ano de Agropecuária, e o professor Olden Hugo Silva Farias. Também houve apresentação teatral do grupo Cores da Vida, do Campus Salinas. Ao final, houve visitação à estrutura recém-inaugurada.

Acesse aqui as fotos da inauguração na Página no Facebook do Campus Almenara.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFNMG-Campus Almenara