Portal IFNMG - Com mais de mil inscritos, Seminário de Iniciação Científica do IFNMG começa nesta terça-feira em Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Com mais de mil inscritos, Seminário de Iniciação Científica do IFNMG começa nesta terça-feira em Almenara

Publicado: Sexta, 21 de Abril de 2017, 21h00 | Última atualização em Sexta, 21 de Abril de 2017, 21h02

O IFNMG – Campus Almenara receberá desta terça-feira (25) até a próxima sexta (28) mais de mil pessoas, entre estudantes, professores e comunidade em geral para um dos maiores eventos de divulgação, promoção e discussão científica da metade Norte de Minas, o Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG.

As inscrições para participação como ouvinte vão até o dia 25, mas os números já impressionam: são 1.120 inscrições, incluindo pesquisadores de todos os 11 campi do IFNMG e de várias outras instituições da região. Para apresentação oral ou em pôster, foram submetidos mais de 400 trabalhos, sendo que foram aprovados 302. Será o maior evento do Instituto já realizado em seus campi situados nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. “Com esses números expressivos o SIC já começa com o pé direito e tem tudo para ser um sucesso”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Rogério Mendes Murta.

Além das apresentações de trabalhos, o SIC contará com quatro palestras, trinta e cinco minicursos, oito mesas redondas temáticas, a quarta edição do Prospectar Pesquisa, exposições artísticas, apresentações culturais, feira de agricultura familiar e feira de artesanatos. Todas as áreas do conhecimento serão contempladas pelo Seminário. Confira abaixo a programação ou clique aqui para baixá-la.

Uma das novidades desta edição do Seminário são as mesas redondas temáticas, que irão debater 8 temas diferentes. “As mesas vão ajudar a instituição na reflexão das pesqusas que estão sendo conduzidas e servir como elemento norteador para as próximas pesquisas a serem realizadas pelo IFNMG junto com a comunidade local e os parceiros demandantes”, reforça o pró-reitor Rogério.

Inscrições e mais informações no site oficial do evento: sic.ifnmg.edu.br

Para o diretor-geral do Campus Almenara, professor Joan Brálio Mendes Pereira Lima, o SIC é de grande relevância regional por incentivar e divulgar a pesquisa realizada na área de abrangência do Instituto e será marcante para o Campus. “O evento certamente deixará o legado de despertar o interesse pela pesquisa e inovação dos nossos discentes, contribuindo substancialmente com a integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão”, ressalta Joan.

Realizado anualmente pelo IFNMG, o SIC já foi sediado pelos campi Januária, Salinas, Arinos e Montes Claros e tem por objetivos principais demonstrar os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores em todos os campi, reforçar a importância da pesquisa científica e capacitar e integrar pesquisadores de diversas instituições.

Portfólio

Durante o SIC, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação irá lançar a primeira edição do Portfólio de Tecnologias e Competências do IFNMG, trazendo um breve descritivo de alguns dos projetos aplicados e das competências técnicas que credenciam o IFNMG como agente potencial na cadeia de inovação regional e nacional.

Assim que lançado, o Portfólio será disponibilizado em forma digital neste portal.

Programação do SIC

Folder SIC programação 1 Folder SIC programação 2 Folder SIC programação 3 Folder SIC programação 4

Fim do conteúdo da página