Portal IFNMG - Com números expressivos, VI SIC fortalece e impulsiona a pesquisa no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Com números expressivos, VI SIC fortalece e impulsiona a pesquisa no IFNMG

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2017, 15h34 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2017, 15h35

“A sexta edição do Seminário de Iniciação Científica do IFNMG será um marco para o desenvolvimento da pesquisa em todos nossos campi”. Essas palavras do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFNMG, professor Rogério Mendes Murta, resumem bem o potencial dos intensos debates, apresentações e troca de experiências que lotaram o Campus Almenara neste VI SIC de 25 a 28 de abril de 2017.

Com a participação de cerca de 1.500 pessoas, entre estudantes e professores dos onze campi do IFNMG e de outras instituições, o VI SIC contou com apresentações de mais de 300 trabalhos científicos desenvolvidos nas unidades do Instituto, demonstrando como a pesquisa vem sendo levada a sério e se fortalecendo a cada ano na instituição.

Além dos trabalhos orais e em pôster, os alunos, professores e demais pessoas que estiveram no Campus puderam participar de diversas palestras, mesas redondas, minicursos e debates em todas as áreas do conhecimento que possibilitaram aprofundamento, capacitação, troca de experiências e estabelecimento de contatos que podem gerar frutos para as pesquisas, para o Instituto e para a sociedade.

"O SIC é para vocês alunos. E tudo o que foi apresentado e discutido por vocês neste evento demonstra que estão conduzindo a pesquisa com muito louvor. E não somos só nós que estamos dizendo. A FAPEMIG, por exemplo, esteve aqui e disse que sai satisfeita por ver que o recurso está sendo bem empregado", disse o pró-reitor Rogério durante a solenidade de encerramento do VI SIC.

Durante a solenidade de encerramento foi anunciado que o SIC em 2018 continua no Vale do Jequitinhonha: será sediado pelo Campus Araçuaí. Os trabalhos premiados em cada área de conhecimento serão divulgados em breve neste portal.

O diretor de administração e planejamento do Campus Araçuaí, Bruno Pelizzaro, agradeceu a confiança e garantiu que o Campus irá organizar o VII SIC com o mesmo amor que foi feito pelo Campus Almenara, com intenso envolvimento de toda comunidade acadêmica.

Pesquisa que vale

O alto número de participantes e de projetos demonstra na prática que a pesquisa, o empreendedorismo, a inovação e o impacto da ciência na sociedade já são – e devem ser ainda mais - realizados em todos os cantos do país. “Você, do Vale do Jequitinhonha, do Norte de Minas, pode produzir ciência, gerar impacto, construir a realidade e ajudar a mudar a realidade da sua região”, disse um dos palestrantes, o professor Manoel Bezerra Silva Júnior. “Qualquer um de nós pode fazer coisas incríveis através do empreendedorismo, basta sonhar e se dedicar”, reforçou o doutor Fábio Veras, que ministrou a palestra de abertura.

As pesquisas apresentadas demonstram que de fato isso já vem sendo feito no Norte de Minas em todas as áreas do conhecimento.

"Há um ano quando imaginávamos este evento, víamos como um sonho. E ver esse sonho ter se tornado realidade foi de muita satisfação para todos nós", ressaltou o diretor-geral do Campus Almenara, Joan Brálio Mendes Pereira Lima.

Confira abaixo algumas fotos do SIC. Para ver os vídeos, fotos e boletins que foram produzidos pelos estudantes do Campus componentes da Assessoria Colaborativa do IFNMG – Campus Almenara acesse o Facebook do IFNMG clicando aqui.

sic geral3

sic geral1