Portal IFNMG - Estudantes do quarto e sexto períodos de Engenharia Agronômica fazem visita técnica à UFMG no município de Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Domingo, 10 de Dezembro de 2017, 21h04 | Última atualização em Domingo, 10 de Dezembro de 2017, 22h10

No período de 28 a 30 de novembro do ano de 2017, os estudantes do 4° e do 6° período de Engenharia Agronômica fizeram uma visita técnica no município de Montes Claros. Primeiro os alunos visitaram o campus da UFMG e percorreram as áreas de fruticultura, viveiro de mudas, setor de hidráulica, áreas de integração lavoura pecuária- ILPF, hortas, área de produção animal e o pivô central.

e1Área de integração lavoura pecuária- ILPF, UFMG campus Montes Claros

A visita técnica partiu do planejamento das disciplinas Fertilidade do Solo e Tecnologia e Produção de Sementes, ofertadas aos estudantes dos 4º e 6° períodos do curso de agronomia respectivamente.
O objetivo da visita foi realizar um estudo das análises químicas e físicas e da recomendação de corretivos e adubação do solo. No laboratórios da UFMG, os estudantes realizaram estudos das análises físicas e fisiológicas das principais sementes cultivadas. Também realizaram a determinação de micronutrientes extraídos no solo pela técnica de espectrometria de absorção atômica no laboratório de química instrumental absorção atômica e a determinação de carbono orgânico total e nitrogênio total.

e2Espectrômetro de absorção atômica com chama

n3Banco de sementes do laboratório de semente

“A viagem técnica possibilitou conhecer o funcionamento dos aparelhos laboratoriais e realizar analises química e física de solo ainda não vistos pela turma!” Relatou Iraiane Oliveira Rodrigues do 4° período.

e4 Cultivo  hidropônico de alface

“A visita permitiu consolidar a parte teórica com parte prática realizada nos laboratorios com a bagagem teórica das disciplina de fertilidade do solo, quimica analitica e química física e classificação do solo”, relatou Felipe alves Oliveira do 4° período.

e5Vista da portaria da UFMG campus Montes Claros

“A viagem foi proveitosa, tanto na parte de fertilidade do solo, quanto para a produção de sementes”, destacou Igor Aguiar do 6º período.

“Além de novos conhecimentos adquiridos, a visita técnica abriu-nos a visão para novos horizontes dentro da Agronomia, nos proporcionando um ânimo a mais a nossa caminhada acadêmica”, afirmou Lícia Silva Aguilar do 4º período.