Portal IFNMG - Estudantes do Curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Campus Almenara participam da Campus Party Minas Gerais (CPMG3) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 10h31 | Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 10h59

Entre os dias 07 e 10 de novembro de 2018, estudantes do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFNMG - campus Almenara, em conjunto com o aluno Rodrigo Sena de Matos, do curso Técnico em Informática para Internet - educação à distância - e o Prof. Thiago Bicalho Ferreira, que, por mais uma vez, contribuiu abraçando a causa, tiveram a oportunidade de participar da terceira edição da Campus Party Minas Gerais (CPMG3), que ocorreu em Belo Horizonte. O evento contou com uma estrutura de 3 palcos, 70 palestrantes e 120 horas de conteúdo imperdível, cujo objetivo era unir "jovens geeks em torno de um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital". Durante esses quatro dias na capital mineira, os campuseiros (como são conhecidos os participantes) vivenciaram experiências únicas, com muita interação, diversão e aprendizado.

f1

Foto 1: Alunos do IFNMG campus Almenara na recepção do evento.

Ao longo da CPMG3, aconteceram várias conferências, workshops, atividades makers, quizzes, competições de e-sports, exposições e muito mais. Alguns campuseiros conciliavam ainda as suas atividades com um trabalho voluntário, os alunos Jade Souza Muniz e Jonathan Albert Santos Carvalho são exemplos disso. "A Campus Party para mim se tornou uma experiência única e sensacional, que mudou a minha vida. Este evento, que é conhecido por ser a Maior Experiência Tecnológica do Mundo, contribuiu inexplicavelmente tanto para minha carreira acadêmica, quanto para o meu caráter pessoal. O trabalho em equipe e o contato com novas realidades, vivências e tecnologias nos faz enxergar o mundo com outros olhos, valorizando a diversidade, as peculiaridades de cada um, contribuindo mais e mais para a vida de quem tem o privilégio de participar", afirmou Jade. “Quando fiquei sabendo da possibilidade de ser voluntário na CPMG3, não achei que seria possível, mas acabei sendo chamado. E foi uma experiência incrível, pude estar mais por dentro das atividades dentro do evento, sabendo um pouco mais do que é feito para se realizar um evento como esse, fiz novas amizades, conversei com pessoas incríveis, com pensamentos diversos sobre tecnologia e hoje me sinto muito feliz por ter participado e mais feliz ainda por ter sido chamado para a CPBR12, mas dessa vez como colaborador. Terei algumas responsabilidades a mais, grandes desafios pela frente e espero supera-los”, completou Jonathan.

f2

Foto 2: Da esquerda para a direita os alunos: Jonathan, Jairo e Jade.

f3

Foto 3: Aluna Jade trabalhando como voluntária no evento.

Além de muito conhecimento, os campuseiros do Baixo Jequitinhonha trouxeram uma conquista na bagagem. O aluno Jairo Lucas Souza Barros foi campeão do torneio de FIFA 18, um jogo de futebol de video game. Para ele, "os jogos eletrônicos devem ser encarados não mais como uma perda de tempo e essa quebra de paradigmas é fundamental nos dias de hoje". Jairo destaca ainda a importância do apoio institucional em relação à participação em eventos como esse e que "a CPMG3 foi, sem dúvidas, uma experiência mágica".

f4

Foto 4: Aluno Jairo participado do torneio "FIFA 2018"

A Campus Party é organizada pelo Instituto Campus Party e acontece em diversos lugares do mundo. No Brasil, o evento já faz parte do calendário anual de algumas capitais. A próxima edição brasileira ocorrerá na cidade de São Paulo (CPBR12), entre os dias 12 e 17 de fevereiro de 2019. A CPBR é considerada a maior experiência tecnológica da América Latina.