Portal IFNMG - O pontapé inicial para o IFMUNDO Ir direto para menu de acessibilidade.

O pontapé inicial para o IFMUNDO

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 14h04 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 14h20

A comissão de organização do IFMUNDO-Almenara reuniu-se com os docentes, no dia 27 de fevereiro, para apresentar o projeto de ensino e as suas perspectivas para o ano letivo. A reunião foi marcada pelo protagonismo estudantil. Após os informes gerais do Diretor de Ensino, prof. Leonardo Palhares, sobre a candidatura da instituição no Programa de Escolas Associadas da UNESCO, a comissão do IFMUNDO, formada majoritariamente por estudantes, convidou os docentes a se engajarem no projeto.

O IFMUNDO é um modelo de simulação dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), em que cada estudante representa e defende os interesses um país dentro de um comitê. Cada comitê possui uma temática com questões de relevância global. Existem regras de debate e os diplomatas devem buscar consensos políticos e propor soluções.A simulação do IFMUNDO e a Feira de Embaixadas estão previstas para ocorrer nos dias 11 e 12 de junho, no campus Almenara, com a participação de 450 estudantes de diversas escolas da microrregião do baixo Jequitinhonha. Os temas para debates nos comitês são os seguintes:

• Comitê Olímpico Internacional: Diversidade de gêneros no Esporte
  • Conselho de Segurança das Nações Unidas (1967): Comitê histórico: as negociações pós-Guerra dos Seis Dias(Conflito Árabe-Israelense)
  • Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos: Revisão da Declaração Universal dos Direitos Humanos para o s. XXI
  • Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente: Dumping Social e ambiental como variáveis da questão energética
  • Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura: A perda da diversidade genética de plantas e animais
  • Organização Mundial de Saúde (2045): Gripe de Bucareste - desafios de contenção da pandemia
  • Assembleia Geral das Nações Unidas: Governabilidade Algorítmica, coleta de dados e privacidade na Internet

Os temas foram definidos de acordo com os eixos tecnológicos do campus, as datas importantes da ONU e os seus preceitos gerais. Existe a previsão de que alguns comitês sejam simulados em língua estrangeira (inglês e espanhol).

A discente Karolaine Pinheiro de Oliveira [Foto], do 3º Ano Agropecuária, apresentou-se à reunião na condição de Secretária-Geral do IFMUNDO-Almenara. A Secretária-Geral buscou mobilizar os docentes a participarem do projeto. Ela falou sobre a importância deste projeto de ensino para os alunos, como forma complementar para a aquisição das competências necessárias do Ensino Médio. A participação e a orientação dos docentes serão fundamentais para o sucesso do projeto.

figura1 ifmundo   figura2 ifmundo