Portal IFNMG - Projeto de extensão de curso de Informática Básica para a comunidade da cidade de Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 20h47 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 09h14

Nos dias  05 e 06 de Agosto de 2019 foi dado início ao projeto de extensão “Introdução à Informática para Jovens e Adultos na Comunidade Atendida pela Escola Estadual Laudelina Dias Lacerda II”, que tem como objetivo ofertar um curso de Informática básica gratuitamente para a comunidade e proporcionar a inclusão digital. Esta ação que já acontece pelo segundo ano consecutivo, vem sendo realizada graças a parceria entre a Escola Estadual Laudelina Dias Lacerda e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - campus Almenara.

As aulas serão conduzidas pelas alunas do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Roberta Chaves e Thainan Gomes e o projeto será supervisionado pelo prof. Paulo Sérgio Henrique dos Santos. O apoio dos funcionários e da diretora da Laudelina Dona Leidimar Rocha Ruas também foi de extrema importância para a execução do projeto, pois, todos os recursos necessários foram colocados a disposição e as aulas ocorrerão no prédio da escola

extensão

Foto 1: Apresentação do curso aos Alunos

O período de matrícula dos interessados ocorreu durante o mês de julho, com 70 vagas disponíveis, que foram divididas entre 2 turmas. O curso se estenderá até o final do mês de novembro de 2019, tendo duração de 4 meses. Cada turma terá aulas 2 vezes na semana no turno vespertino, com duração de 2h/aula cada, sendo aulas teóricas em sala e práticas no laboratório de informática.

Os conteúdos que serão lecionados perpassam a evolução da informática, conceitos ligados a hardware e software, segurança da informação, digitação e o uso das principais suítes de escritório. Tudo isso, com o foco na aplicação desses conhecimentos nas atividades cotidianas dos estudantes.

Na primeira edição do projeto, no segundo semestre de 2018, a faixa etária dos alunos oscilou entre 15 e 63 anos e foram entregues certificados para 70 concluintes ao final do curso. Ademais, o feedback positivo tanto dos estudantes como da escola parceira impulsionaram os envolvidos a darem continuidade. Assim, os alunos do campus são incentivados a repassar o conhecimento adquirido em sala para além dos muros da escola.