Portal IFNMG - IFNMG - Campus Almenara recebe visita de jovens franceses em programa de intercâmbio Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG - Campus Almenara recebe visita de jovens franceses em programa de intercâmbio

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 10h00 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 11h46

Entre os dias 11 e 19 de outubro, o IFNMG campus Almenara recebeu uma delegação de oito franceses oriundos do Lycée Agricole de Dunkerque e do Ministère de l'Agriculture et de l'Alimentation. Coordenada pelos professores franceses Sofie Aublin, Arnaud Debieve e Vincent Vanberkel, e composta por outros cinco estudantes de paisagismo e gestão de áreas naturais, a delegação teve por objetivo a realização de trocas de saberes e técnicas relacionados ao cultivo agroecológico e ao desenvolvimento sustentável.

 

A recepção da delegação faz parte das atividades do Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade. Segundo a Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG, “O Fórum Ciência e Sociedade é uma atividade educativa não formal, voltada para o ensino médio e afins, desenvolvida em parceria entre as comunidades escolar e científica além de profissionais da popularização da ciência. Desde que foi criado, em 2002, o Fórum Ciência e Sociedade já reuniu, em suas nove edições, (cinco no Rio, três em Brasília e uma na França) cerca de 630 alunos, 40 professores, 40 pesquisadores e 20 estagiários”.

 

Com comissão presidida pelo professor Alfredo Costa, o planejamento das atividades em Almenara contou com a participação de professores dos núcleos de agropecuária, zootecnia, linguagens e ciência humanas, além das coordenações de ensino (Roberta Matos e Marco Aurélio Carvalho), pesquisa (Ednilton Gama) e extensão (Marcos Montanari), e teve a mediação da língua estrangeira proporcionada pelas professoras Cristina Machado (francês) e Érica Sudário (inglês).

 

Atividades realizadas no IFNMG - Campus Almenara

Na sexta-feira, o grupo foi recebido em Porto Seguro/BA e deslocado para Almenara-MG. À noite, a delegação foi acomodada nos alojamentos pela Assistente Social do campus Julipe Dias, e foi realizada a recepção do grupo no campus pela comissão de professores responsável pelas atividades a serem desenvolvidas durante sua estadia, com direito a uma apresentação cultural executada por estudantes do IFNMG. 

Foto Franceses 1

Recepção da delegação de Dunkerque pelo Diretor Geral do Campus Almenara Joan Brálio.

 

No sábado de manhã, a delegação foi acompanhada pelo professor Eduardo Ayres em uma visita à feira municipal do município de Jequitinhonha/MG, onde conversaram com alguns feirantes e produtores rurais. Em seguida, conheceram a comunidade rural de Boa Vista, onde observaram práticas de cultivo em pequenas propriedades. À tarde, foi feita uma visita à Fazenda Marca 11 mediada pelos professores Paulo Eduardo dos Santos e Pérecles Batista. A marca foi criada em 1944 e hoje trabalha com melhoramento genético do gado Nelore brasileiro, com grande destaque regional. 

 

Foto Franceses 2

Visita à comunidade de Boa Vista, em Jequitinhonha/MG.

 

Foto Franceses 3

Visita à Fazenda Marca 11, em Almenara/MG.

 

No domingo, foi realizada uma caminhada pela área central da cidade de Almenara, mediada pelo professor Marival Pereira, com o objetivo de conhecer melhor a gestão de praças e a gestão arbórea. Na oportunidade, foram trocadas experiências entre os projetos de arborização almenarense e de Dunkerque. À tarde, a delegação teve um dia de descanso e lazer no Clube do Sesc.

Foto Franceses 4

O professor Marival Pereira apresenta as espécies arbóreas nativas e exóticas da cidade de Almenara/MG.

 

Na segunda-feira pela manhã, os professores Edimilson Barbosa e João Alisson ofertaram uma aula prática no campus sobre fruticultura e manejo da banana e manga, e guiaram uma visita às estufas do campus. No início da tarde, foram apresentados resultados práticos de pesquisas realizadas por estudantes do curso de engenharia agronômica. Depois, foi realizada uma visita ao Haras Cordeiro, mediada pelo professor Paulo Eduardo dos Santos, onde houveram demonstrações sobre a criação de cavalos e a prática da vaquejada.

Foto Franceses 5

Na foto, o professor Edimilson Barbosa faz apresentação de experimentos na estufa.

 

Foto Franceses 6

Fim do dia no Haras Cordeiro.

 

Na terça-feira, o professor Eduardo Ayres ministrou ao longo do dia aulas práticas no campus sobre a produção de adubos orgânicos (compostos orgânicos e biofertilizantes), Canteiro esponja para a produção de hortaliças, adubação verde para recomposição da fertilidade natural dos solos, área do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), e caldas naturais fungicidas e inseticidas. Ao fim do dia, visitamos a praia de Almenara, onde os estudantes e professores puderam apreciar o pôr do sol.

Foto Franceses 7

O professor Eduardo Ayres prepara a Calda Bordalesa com auxílio dos estudantes do curso técnico em agropecuária em regime de alternância.

 

Na quarta-feira, foi visitado ao Quilombo do Paraguai, em Felisburgo-MG, mediada pela professora Tânia Mares e pelo estudante Felipe Matos. Um quilombo é, em termos simples, uma comunidade rural com população negra descendente de escravos. Lá, a delegação teve a oportunidade de conhecer técnicas regionais de agricultura orgânicas e conhecer o sistema de horta compartilhada. 

Foto Franceses 8

Quilombolas e franceses posam para a fotografia à sombra de uma mangueira, o ar condicionado natural da região.

Na quinta-feira, foi realizada uma visita à Reserva Biológica da Mata Escura, em Jequitinhonha/MG, mediada pela diretora do parque Márcia Nogueira, e pelos professores Joaquim Neto, Lays Nery e Cristina Machado. Lá, a delegação francesa conheceu as características da Mata Atlântica nativa, além de técnicas voltadas à conservação, reflorestamento, combate a incêndios florestais e educação.

Foto Franceses 9

Brigadistas do ICMBio, professores e estudantes brasileiros e franceses visitam o mirante da Reserva Biológica da Mata Escura.

 

Na sexta-feira, no período da manhã, a delegação foi acompanhada pelo professor Antônio Clarette e por uma turma de engenharia agronômica em duas práticas de campo relacionadas à irrigação relacionadas ao controle de infiltração de água na Fazenda do Sr. José Mauro. No início da tarde houve um amistoso futebolístico entre o time de estudantes franceses e brasileiros, organizado pelo professor Mateus Lopes. Depois, foram realizadas reuniões de preparação para o VI Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade e, em seguida, uma palestra sobre paisagismo ofertada pelos professores franceses Vincent Vanberkel e Arnaud Debieve. Ao final do dia, houve uma festa de confraternização entre brasileiros e franceses proporcionada pelo Diretor Geral Joan Brálio, e o encerramento dos trabalhos.

Foto Franceses 10

Professores e estudantes brasileiros e franceses após a prática de irrigação.

 

Foto Franceses 11

As equipes francesa e brasileira reúnem-se para fotografia após a partida de futebol.

 

Foto Franceses 12

Estudantes do curso técnico de agropecuária em regime de alternância constroem um canteiro esponja seguindo orientação dos professores franceses.

Balanço

             A experiência com a delegação francesa superou a expectativa da equipe IFNMG Campus Almenara, com o saldo positivo de dois convênios acordados e a possibilidade de envio de uma comissão de estudantes brasileiros à França em 2020. Foi articulada também uma parceria entre as duas escolas e a Rebio Mata Escura, para a recepção de estagiários franceses. Os desafios superados e o know-how adquirido com essa experiência certamente facilitarão a recepção de outras delegações em Almenara.

           Nesta semana, um grupo de estudantes de Almenara, acompanhado pelo professor João Alisson, está em Urutaí/GO participando do Fórum Franco Brasileiro Ciência e Sociedade.

Fim do conteúdo da página