Portal IFNMG - Cuidados com a saúde mental em tempos de Coronavírus Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Cuidados com a saúde mental em tempos de Coronavírus

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 13h00 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 07h47

          Diante do atual contexto de pandemia decorrente do Coronavírus, além dos cuidados preconizados pela OMS para evitar a contaminação, como: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool em gel 70%, tossir e espirrar cobrindo boca e nariz com a parte interna do cotovelo, manter ambientes ventilados; é também fundamental cuidar da saúde mental.
          Pensando nisso, a psicóloga do Campus Almenara, Cláudia Alves, criou uma cartilha, baseada em orientações da OMS, com recomendações para auxiliar nesse cuidado.
Cláudia ressalta que “neste momento, é extremamente importante ter consciência dos próprios sentimentos e emoções, buscando perceber o que eles estão causando no seu modo de pensar e agir.
       Essa percepção é fundamental para facilitar a busca pelos recursos necessários ao enfrentamento desta fase difícil pela qual estamos passando. Assim, se a pessoa, por exemplo, tem consciência de que estáse sentindo ansiosa, e percebe como passa a funcionar em decorrência desse sentimento, fica mais fácil buscar estratégias para lidar com essa ansiedade, seja através de um relaxamento ou meditação, ou atividade física, ou até mesmo buscando ajuda profissional, caso necessário”. 
      A psicóloga aponta, ainda, que os cuidados apresentados na cartilha são preventivos e que, diante de situações nas quais os sentimentos e emoções parecerem “fugir do controle” e as estratégias encontradas não estiverem sendo eficazes, é fundamental buscar ajuda profissional. 

 

Organização: Cláudia C. Oliveira Alves | Psicóloga - IFNMG/Almenara

 

Psicologa

Fim do conteúdo da página