Portal IFNMG - Semana de Ciência e Tecnologia IFNMG - Campus Almenara - 2020 Ir direto para menu de acessibilidade.

Semana de Ciência e Tecnologia IFNMG - Campus Almenara - 2020

Publicado: Sábado, 31 de Outubro de 2020, 06h57 | Última atualização em Sábado, 31 de Outubro de 2020, 07h02

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - campus Almenara promove, desde 2012, atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em 2019, foi realizada a VII Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, no período de 21 a 25 de outubro. Nessa edição, foram ofertadas, nos turnos matutino, vespertino e noturno, atividades como palestras, oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos e exibição de filmes.

O evento tem sido gratuito e conta com a participação do público interno da instituição. Foi realizado sob a coordenação geral do professor Ednilton Moreira Gama - Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – e demais gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes do campus Almenara.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições, a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o País. O propósito é criar uma linguagem científica acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem as pessoas a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema gerador.

A interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2019 foram o diferencial para um evento com grande impacto em Almenara e nas cidades circunvizinhas, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o desenvolvimento sustentável do país. Isso porque a divulgação cientifica é interpretada também como um instrumento para tornar disponíveis conhecimentos capazes de melhorar a vida das pessoas e apoiar o desenvolvimento socioeconômico.

Esse ano ocorrerá a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2020) do Campus Almenara nos dias 30 e 31 de outubro, totalmente online pelo Youtube no canal do IFNMG usando a plataforma streaming. Com o tema Inteligência Artificial (IA): A Nova Fronteira da Ciência Brasileira, Campus Almenara, com atividades nos turnos matutino, vespertino e noturno. O evento contará com uma palestra de abertura e mesas redondas, que serão compostas por palestrantes de diversas áreas do conhecimento, abordando as aplicações e consequências do uso da Inteligência Artificial no cotidiano. Cada conferencista terá um tempo de aproximadamente 30 minutos para expor sua apresentação e em seguida o mediador da mesa abrirá para os questionamentos dos participantes.

A interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SCT 2020 podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na região de Almenara e cidades circunvizinhas, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o desenvolvimento sustentável do país.

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?

A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, conta com a colaboração de universidades e instituições de pesquisa; escolas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Quem participa?

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da VIII SCT do Campus Almenara (comunidade interna). Atualmente, colaboram com a realização deste evento vários professores da instituição que atuam com pesquisa, ensino e extensão.