Portal IFNMG - IFNMG Campus Almenara sediará o II Café Científico Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG Campus Almenara sediará o II Café Científico

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 11h01 | Última atualização em Sábado, 19 de Dezembro de 2020, 13h35

O Café Científico é um evento destinado aos estudantes do IFNMG Campus Almenara, em especial àqueles que estão envolvidos em atividades de pesquisa. É um momento para discussão de experiências e temas relacionados ao fazer científico, com ênfase naqueles essenciais à formação do iniciante na pesquisa e nas ciências.

O I Café científico ocorreu em 2019 e foi organizado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (CPPI) do campus Almenara, liderado pelo Prof. Dr. Ednilton Gama em colaboração com o Prof. Dr. Alfredo Costa. Na oportunidade, foi realizada uma mesa redonda que agregou os docentes coordenadores e orientadores de projetos de pesquisa, além de estudantes bolsistas e voluntários.

No evento, o Prof. Dr. Alex Lara apresentou relevante discussão sobre temas relacionados à construção do conhecimento humano, partindo dos mitos e do senso comum, até a filosofia e ciência. Ao final, argumentou sobre a importância e as vantagens de se participar de projetos de pesquisa. O Prof. Dr. Alfredo Costa, por sua vez, ofertou aos estudantes informações acerca do Currículo Lattes e sua importância na carreira do pesquisador. Fez, ainda, breves comentários sobre a importância da comunicação científica, com especial ênfase na elaboração de artigos científicos. Os demais docentes que compuseram a mesa fizeram oportunas intervenções, acrescentando relatos de experiência sobre o fazer cientifico, sobre a importância da ciência para o progresso nacional.

A segunda edição do Café Científico, organizada pelas coordenações de pesquisa, de extensão, e pela direção de ensino do Campus Almenara, ocorrerá no dia 18 de novembro de 2020 das 14h às 17h, e será transmitida pelo canal do IFNMG no YouTube. Será realizada uma mesa redonda com a participação de dois convidados especiais.

O primeiro convidado é o Prof. Dr. Admilson Eustáquio Prates, que proferirá a palestra “O que é isto, projeto de pesquisa, ensino e extensão?”, que abordará as principais diferenças entre projetos de ensino, pesquisa e extensão. O segundo convidado é o Prof. Dr. Eldevan dos Santos Silva, que apresentará a palestra “Inteligência artificial aplicada a Química de fármacos”, com especial ênfase na exploração dos procedimentos e na metodologia da pesquisa. O debate será mediado pelo Prof. Dr. Alfredo Costa.

Embora o público alvo será os alunos do IFNMG campus Almenara, o convite é estendido a toda a comunidade externa. Ao fim do evento, será disponibilizada uma lista para a certificação da participação no evento.