Portal IFNMG - DIA DE CAMPO - CULTURA DO MILHO PARA SILAGEM DO PLANTIO À COLHEITA Ir direto para menu de acessibilidade.

DIA DE CAMPO - CULTURA DO MILHO PARA SILAGEM DO PLANTIO À COLHEITA

Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 16h04 | Última atualização em Quinta, 11 de Março de 2021, 16h04

No dia 13 de fevereiro, aconteceu na Fazenda Regina Ubaldo Oliveira “BAINHO’’, situada no município de Mata Verde - MG, o 1° dia de campo sobre a cultura do milho no município. Com a temática “Cultura do milho para silagem do plantio à colheita”, o evento teve como objetivo debater os principais aspectos relacionados à produção da cultura. O evento foi organizado pela Secretaria de Agricultura do Município em parceria com a EMATER e teve como palestrantes os professores do IFNMG – Campus Almenara.

Às 8:30, foi realizada a abertura do evento, em que o Secretário da Agricultura da cidade de Mata Verde, Lucas Timóteo, estudante do IFNMG, fez uso da palavra, agradecendo e recepcionando todos os convidados, e comentando a importância do evento para a região. Logo após, o Vice Prefeito George de Alírio, fez os agradecimentos e reforçou a importância de levar conhecimento para os produtores, capacitando-os cada vez mais. Em seguida, o professor Edimilson Alves Barbosa, Engenheiro Agrônomo, coordenador do curso de Engenharia Agronômica do Campus Almenara, ministrou o minicurso com o tema “Fertilidade do solo e adubação na cultura do milho”, em que abordou os principais pontos a serem considerados para realizar a correção do solo e, posteriormente, para adubação da cultura. O professor ressaltou também a importância da análise de solo e da presença de um profissional habilitado para orientar os produtores no momento de tal atividade. Ainda pela manhã, o professor e vice-presidente do Comitê de Bacias, Antônio Clarette Santiago (Engenheiro Agrônomo) ministrou um minicurso com a temática “A importância da irrigação na cultura do milho” e, por meio de sua apresentação, difundiu quais os benefícios e o quão relevante é a irrigação para o cultivo do milho. Já no período da tarde, o professor Paulo Eduardo Ferreira (Zootecnista), ministrou um minicurso cujo tema era Gestão de forragens conservadas “Produção de silagem”, no qual abordou todas as práticas que devem ser adotada dentro de uma propriedade, desde a gestão até o momento de fornecimento de um alimento conservado de ótima qualidade aos animais. O IFNMG - Campus Almenara cumpre com o seu papel através da extensão, levando conhecimentos científicos aos produtores para que possa ser aplicado no campo. Isso, de maneira muito positiva, eleva a produtividade e qualidade dos alimentos produzidos regionalmente.

Confira abaixo algumas fotos do evento: