Portal IFNMG - Lançamento de livro no IFNMG Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Lançamento de livro no IFNMG Campus Almenara

Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 13h10 | Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 14h00

Foi lançado o livro "Aprender e compartilhar: práticas exitosas do ensino em Almenara/MG" (Ed. IFNMG/Itacaúnas, 2021), organizado por servidores do IFNMG Campus Almenara. A obra reúne uma coletânea de textos produzidos a partir de experiências exitosas do ensino no município, que fica localizado na região do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.

De caráter multidisciplinar, o livro se estrutura em torno de três eixos: aprender em comunidade, experiências exitosas de ensino, e extensão e internacionalização. Tem como principal objetivo o registro e a divulgação de metodologias desenvolvidas e aplicadas pelas equipes de docentes, pedagogos e técnicos em educação tanto no IFNMG, quanto de parte das escolas do ensino médio da rede estadual de Almenara, que apresentaram resultados positivos junto aos estudantes e à comunidade escolar.

Aprender e compartilhar Praticas exitosas do ensino em Almenara MGCapa do Livro.

De acordo com o Professor Alfredo Costa, um dos idealizadores do projeto, “de todas as experiências em se organizar um livro, o desafio mais interessante é o de agregar os autores e buscar dar um sentido para a obra. Nesse caso, tenho a impressão de que reunimos o que foi feito de melhor em Almenara nos últimos anos”. Para a pedagoga Gilvânia Meireles, também organizadora do livro, “um marco da obra é ultrapassar os limites do IFNMG Almenara com o compartilhamento de práticas das Escolas Estaduais de Ensino Médio do município. Essa parceria é fundamental para o fortalecimento institucional”.

No seu bojo, reúne temáticas de ensino relacionadas a diversas áreas do conhecimento, desde a robótica, as ciências exatas e da natureza, até as linguagens, as humanidades, a saúde e a administração de empresas. Nessa perspectiva, a principal virtude da obra é, provavelmente, demonstrar a pujança e a capacidade de transformação que uma educação propositiva pode promover entre estudantes em uma região distante dos grandes centros nacionais de inovação. A esse respeito, a Professora Cláudia Santos, que participou da organização e revisão textual, foi definitiva: “acredito que um trabalho como esse é um excelente registro de que no vale do Jequitinhonha se produz uma educação democrática e de qualidade”. Disse o poeta que a distância é o esquecimento, mas nós também não aceitaremos essa razão.

O livro, publicado em formato digital, pode ser baixado gratuitamente AQUI ou no site da Editora Itacaiúnas: