Portal IFNMG - Lançamento de livro no IFNMG Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Lançamento de livro no IFNMG Campus Almenara

Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 13h10 | Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 14h00

Foi lançado o livro "Aprender e compartilhar: práticas exitosas do ensino em Almenara/MG" (Ed. IFNMG/Itacaúnas, 2021), organizado por servidores do IFNMG Campus Almenara. A obra reúne uma coletânea de textos produzidos a partir de experiências exitosas do ensino no município, que fica localizado na região do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.

De caráter multidisciplinar, o livro se estrutura em torno de três eixos: aprender em comunidade, experiências exitosas de ensino, e extensão e internacionalização. Tem como principal objetivo o registro e a divulgação de metodologias desenvolvidas e aplicadas pelas equipes de docentes, pedagogos e técnicos em educação tanto no IFNMG, quanto de parte das escolas do ensino médio da rede estadual de Almenara, que apresentaram resultados positivos junto aos estudantes e à comunidade escolar.

Aprender e compartilhar Praticas exitosas do ensino em Almenara MGCapa do Livro.

De acordo com o Professor Alfredo Costa, um dos idealizadores do projeto, “de todas as experiências em se organizar um livro, o desafio mais interessante é o de agregar os autores e buscar dar um sentido para a obra. Nesse caso, tenho a impressão de que reunimos o que foi feito de melhor em Almenara nos últimos anos”. Para a pedagoga Gilvânia Meireles, também organizadora do livro, “um marco da obra é ultrapassar os limites do IFNMG Almenara com o compartilhamento de práticas das Escolas Estaduais de Ensino Médio do município. Essa parceria é fundamental para o fortalecimento institucional”.

No seu bojo, reúne temáticas de ensino relacionadas a diversas áreas do conhecimento, desde a robótica, as ciências exatas e da natureza, até as linguagens, as humanidades, a saúde e a administração de empresas. Nessa perspectiva, a principal virtude da obra é, provavelmente, demonstrar a pujança e a capacidade de transformação que uma educação propositiva pode promover entre estudantes em uma região distante dos grandes centros nacionais de inovação. A esse respeito, a Professora Cláudia Santos, que participou da organização e revisão textual, foi definitiva: “acredito que um trabalho como esse é um excelente registro de que no vale do Jequitinhonha se produz uma educação democrática e de qualidade”. Disse o poeta que a distância é o esquecimento, mas nós também não aceitaremos essa razão.

O livro, publicado em formato digital, pode ser baixado gratuitamente AQUI ou no site da Editora Itacaiúnas: 

https://editoraitacaiunas.com.br/produto/aprenderecompartilharpraticasdoensino/ 

Fim do conteúdo da página