Portal IFNMG - Estudantes de oito cursos superiores do IFNMG devem responder questionário e fazer a prova do Enade 2021 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 09h10 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 11h02

enade

Estudantes ingressantes e concluintes de oito cursos superiores do IFNMG, de bacharelado, licenciatura e tecnologia, vinculados às áreas de avaliação Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 estão convocados a participar do processo. Os cursos são: Ciência da Computação (Campus Montes Claros), Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura (Campi Januária e Salinas), Sistemas de Informação (Campi Arinos, Januária, Porteirinha e Pirapora), Licenciaturas em Física e Matemática (Campi Januária e Salinas), Pedagogia (Campus Salinas), Licenciatura em Química (Campus Salinas) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Campi Almenara, Araçuaí, Januária e Teófilo Otoni).

Como o Enade é componente curricular obrigatório, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação, esses(as) alunos(as) devem atentar para duas datas importantes e próximas no calendário do Exame: até 13 de novembro, é necessário realizar o preenchimento do questionário do estudante; no dia 14, será aplicada a prova.

A participação dos estudantes em ambas as etapas é necessária para que o Enade cumpra seu objetivo, de avaliar os cursos e as instituições de ensino superior (IES) a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação. Os resultados dos estudantes no Enade servirão para a produção de informações subsidiárias às ações de indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e também serão utilizados para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

O Enade aferirá o desempenho dos(as) estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento

Questionário do estudante

Os(as) estudantes habilitados(as) para o Enade 2021 foram previamente inscritos pelos coordenadores de seus cursos. Agora, eles(as) têm até as 23h59 do próximo sábado, 13 de novembro, para preencher o Questionário do Estudante, no endereço enade.inep.gov.br. Antes de preencher o cadastro, é necessário criar senha de acesso para o Sistema Enade, no endereço sso.acesso.gov.br. A senha deve ser memorizada e/ou anotada em local seguro, pois será solicitada em outras etapas.

O objetivo do questionário é levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos seus resultados no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação de IES.

Prova

A prova do Enade 2021 será aplicada no próximo domingo, 14 de novembro, nos municípios de funcionamento dos cursos, das
13h30 às 17h30. A informação sobre o local de realização da prova está disponível no cartão de confirmação de inscrição, no Sistema Enade.

No dia da prova, os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h. O acesso à sala será permitido com a apresentação de documento de identificação original com foto e uso de máscara de prevenção à covid-19.

A prova será composta por uma parte de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de componente específico próprio de cada área de avaliação. A parte de formação geral terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, e a parte de componente específico de cada área de avaliação terá 30 questões, três discursivas e 27 de múltipla escolha. As questões da prova envolverão situações-problema e estudos de casos.

Para mais mais informações, o(a) aluno(a) deve consultar o edital do Enade 2021 e, em caso de dúvidas, procurar o coordenador de seu curso no IFNMG.