Portal IFNMG - Visita a Estação Climatológica de Araçuai Ir direto para menu de acessibilidade.

Visita a Estação Climatológica de Araçuai

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2010, 13h45 | Última atualização em Sábado, 09 de Abril de 2011, 12h00

No dia 14/09/2010 o coordenador de extensão e pesquisa do IFNMG – Campus Araçuaí Prof. Natalino Martins Gomes e a Aluna Gabriela Teixeira do segundo módulo do curso técnico em agroecologia fizeram visita de cortesia à estação meteorológica principal de Araçuaí, localizada na Rua Vitória, número 280, bairro Vila Magnólia, está instalada a Estação Climatológica Principal de Araçuaí (número 83442), operada pelo Sr. Décio Rodrigues de Carvalho e pela Sra. Lucinéia Ramos Ferreira. Objetivou-se com a visita conhecer a Estação Climatológica Principal de Araçuaí e agendar uma possível visita técnica dos alunos do curso técnico em Agroecologia à mesma. A visita dos alunos tem um cunho didático. A visita é importante, pois possibilita aos alunos conhecer não só os instrumentos e aparelhos meteorológicos, mas também todo o mecanismo de funcionamento de uma Estação Climatológica Principal. Durante a visita pode perceber que a Estação encontra-se ilhada pela cidade, estando em meio a obstáculos que interferem diretamente na leitura dos instrumentos e aparelhos meteorológicos. Foi relatado também a falta de segurança da estação, pois a mesma não conta com vigilância própria. Após a visita, o Coordenador de pesquisa e extensão encaminhou oficio ao 50 Distrito de Meteorologia e ao Governo Municipal oferecendo espaço livre de obstáculos que causam impedimento ao bom funcionamento da Estação na área do IFNMG – Campus Araçuaí. Será um avanço a vinda da Estação Climatológica para o nosso campus, pois permitira o treinamento de alunos, o que pode ser contado como estágio.

Foto 01: vista interior da Estação climatológica, destacando abrigo meteorológico e “pedaços” do termômetro de máxima quebrado por vândalos que invadiram a estação.

Foto 02: vista de aparelhos meteorológicos (pluviógrafo e tanque classe A) no interior da Estação Climatológica e da aluna Gabriela durante a visita.