Portal IFNMG - Agricultura Orgânica e Tecnologias Sociais Ir direto para menu de acessibilidade.

Agricultura Orgânica e Tecnologias Sociais

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2013, 10h32 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2013, 07h08

difusao01
Foto Alan Ribeiro

O Programa de Difusão e Reaplicação de Tecnologias Sociais da Coordenadoria de Extensão IFNMG, Campus Araçuaí, em parceria com o Polo de Inovação Tecnológica de Araçuaí, promoveu no dia 06 junho de 2013, nas dependências do Campus, um encontro com estudantes do ensino médio da Escola Estadual Industrial São José para promover a agricultura orgânica e difundir tecnologias sociais.

O encontro contou com um público cerca de 130 estudantes do 2º ano do ensino médio e foram apresentadas os princípios da agricultura orgânica como método sustentável de produção de alimentos e 4 tecnologias sociais: Fossa Séptica Econômica, Barraginhas, Lago de Múltiplo e PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável.

Espera-se que uma iniciativa como essa fomente a maior interação da instituição com as escolas públicas da região, contribuído para difusão da ciência e tecnologia. Agradecemos as professoras da E. E. Industrial São José que viabilizaram a participação de seus estudantes, em particular a professora Gilmara que fez a tradução da palestra para linguagem dos sinais, garantido a inclusão de estudantes com necessidades especiais.

difusao02
Foto Cláudia Carmona

O Programa de Tecnologias Sociais foi criado em 2011, concomitantemente com a implantação da Unidade Demonstrativa de Tecnologias Sociais do Campus Araçuaí, sua identidade de cunho fortemente social tem alavancado atividades previstas no seu plano de prestação de quaisquer serviços que possam contribuir para o fomento e a difusão de conhecimentos correlatos ao desenvolvimento sustentável.

Conta com importantes parcerias, destacam-se dentre elas: Polo de Inovação Tecnológica de Araçuaí, Pastoral da Criança de Araçuaí, Núcleo de Enfermagem do Campus Araçuaí, Associação de Produtores Rurais da Comunidade Rural Alagadiço, além do apoio e gestão, imprescindíveis, da Coordenadoria de Extensão do IFNMG, Campus Araçuaí.

Com informações de Sérgio Antônio Félix Júnior