Portal IFNMG - Alunos do PRONATEC Campus Araçuaí visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2013, 07h11 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2013, 08h33

De onde vem a água da torneira?

Foto 01

Alunos do curso Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos (PRONATEC) conhecendo o tanque de Floculação da água na ETA Araçuaí, apresentado pelo Técnico em Química da COPASA.

Em uma oportunidade para enriquecimento de conhecimentos e sanar curiosidades sobre os caminhos que a água percorre até as torneiras, alunos do curso FIC Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos, PRONATEC IFNMG- Campus Araçuaí visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA), gerenciada pela COPASA na cidade de Araçuaí.

Os alunos foram recebidos na ETA pelo servidor Arlindo da COPASA, Técnico em Química, que os acompanhou e apresentou todos os processos do tratamento da água proveniente do Rio Araçuaí. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer os laboratórios ali instalados para a certificação da pureza e qualidade da água que chega às torneiras das residências no município de Araçuaí.

Conforme o Projeto do curso, os estudantes terão como perfil profissional a capacidade de atuar junto à comunidade no monitoramento e conservação de recursos hídricos, atendendo demandas de organizações sociais e programas públicos. Serão capazes de aferir informações e propor ações que contribuam na promoção da qualidade de vida da sua comunidade.

Neste sentido, segundo o Prof. Edilson Luiz Cândido, responsável pela visita, entender como se trata e de que jeito a água chega às casas, é um compromisso que este futuro profissional formado pelo PRONATEC – IFNMG Campus Araçuaí terá perante as oportunidades de multiplicação de conhecimentos frente à comunidade de sua inserção.

Foto 02

Alunos do curso Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos observando o processo de decantação das partículas sólidas em tanques da ETA – Araçuaí.

Foto 03

Técnico em Química – COPASA apresentando aos alunos os equipamentos de aferição da qualidade de água no laboratório da ETA – Araçuaí .

Fonte: Texto e Imagens Professor Edilson Luiz Cândido / IFNMG - Campus Araçuaí